Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

12 de novembro de 2013

Prefeitura receberá acervo da Pinacoteca Aplub

Foto: Ivo Gonçalves/PMPA
Gasômetro terá acervo de alta qualidade para exposições com entrada franca
Gasômetro terá acervo de alta qualidade para exposições com entrada franca
A Prefeitura de Porto Alegre assina nesta quarta-feira, 13, Protocolo de Intenções com a Fundação Aplub de Crédito Educativo (Fundaplub) visando a criação de um espaço para receber, proteger e disponiblizar ao público as obras de arte da Pinacoteca Aplub. A solenidade ocorrerá às 11 horas na Usina do Gasômetro e o protocolo será assinado pelo prefeito José Fortunati, secretário da Cultura Roque Jacoby e o diretor-presidente da Fundaplub, Nelson Wedekin. Com isso, o acervo de obras de arte da Aplub ficará sob a tutela da Prefeitura Municipal a fim de promover uma série de exposições de alto nível artístico e histórico com entrada franca na Usina do Gasômetro. 

Numa primeira etapa, estarão disponíveis à curadoria da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) mais de 400 obras. O acervo completo é de quase 800 obras de arte que poderão ser vistas pela população através de exposições a serem organizadas pela Coordenação de Artes Plásticas da SMC.

Acervo - A coleção foi criada na década de 70 pela Associação dos Profissionais Liberais Universitários – Aplub, contemplando obras de artistas atuantes no Rio Grandes do Sul, tais como Pedro Weingärtner, Ado Malagoli, Francisco Stockinger, Carlos Scliar, Iberê Camargo, Antonio Caringi, Gotuzzo, Aldo Locatelli, Vasco Prado, Porcella, Magliani, Petrucci, Regina Silveira, Carlos Tenius e Nelson Boeira Faedrich.
O quê: Assinatura do Protocolo de Intenções para a Pinacoteca Aplub
Quando: 13 de novembro de 2013, quarta-feira, às 11h
Onde: Usina do Gasômetro - Avenida João Goulart, 551 – Centro Histórico – Porto Alegre


/artes_plasticas /cultura
Texto de: Luciano Medina Martins
Edição de: Jandira Davila Feijó
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.