Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

29 de novembro de 2013

Orquestra Villa-Lobos recebe prêmio da Assembleia Legislativa

Foto: João Batista Pereira/Divulgação PMPA
Projeto presta mais de 800 atendimentos semanais a crianças e adolescentes Projeto presta mais de 800 atendimentos semanais a crianças e adolescentes
Foto: João Batista Pereira/Divulgação PMPA
Regente recebeu o Prêmio Líderes & Vencedores
Regente recebeu o Prêmio Líderes & Vencedores
Há 21 anos, o Clube de Flautas da Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa Lobos começava a produzir os primeiros sons na Lomba do Pinheiro, sob coordenação da regente Cecília Rheingantz Silveira. Nascia ali, com 14 integrantes, o embrião do que hoje é a Orquestra Villa-Lobos. Durante esse tempo, o projeto – que atualmente presta mais de 800 atendimentos semanais gratuitos a crianças e adolescentes da Lomba do Pinheiro em diversas oficinas de música – foi conquistando reconhecimento do público e colecionando prêmios pelo trabalho de inclusão social por meio da música.(fotos)
Na noite de quinta-feira, 28, o grupo recebeu mais um: o Prêmio Líderes & Vencedores 2013, como referência educacional, promovido pela Federasul e Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Diversas autoridades prestigiaram o evento, entre elas, pela prefeitura, o vice-prefeito, Sebastião Melo, e a titular da Secretaria Municipal de Educação (Smed), Cleci Maria Jurach. Ao todo, 16 pessoas ou entidades foram agraciadas, nas categorias mérito político, sucesso empresarial, destaque comunitário, expressão cultural e referência educacional. O prêmio, em sua 19ª edição, objetiva valorizar o sucesso e destacar o êxito de personalidades, empresas e projetos sociais e culturais edificadores para o Estado. O evento ocorreu no Teatro Dante Barone, da Assembleia Legislativa.
No currículo da orquestra consta a produção de dois CDs – “O Trenzinho do Caipira“ (2002) e “Olhos Coloridos” (2008), além de importantes premiações: Prêmio Artístico Lupicínio Rodrigues, da Câmara de Vereadores de Porto Alegre; troféu de Defesa de Direitos Humanos no Rio Grande do Sul, concedido pela Unesco/Assembleia Legislativa/Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho; certificação, pelo Ministério da Cultura, com o selo Prêmio Cultura Viva, como iniciativa reconhecida pelo seu caráter inovador e impactante na vida da comunidade; Prêmio Líderes & Vencedores 2009, oferecido por Federasul e Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul como destaque comunitário; certificação do Prêmio Itaú Unicef 2011.
Em 22 de novembro, ocorreu o lançamento do primeiro DVD, reunindo mais de 250 músicos na plateia do Araújo Vianna. O espetáculo de lançamento foi realizado em parceira entre Smed, escola Heitor Villa Lobos e Instituto Cultural São Francisco de Assis. A orquestra é composta por integrantes do programa de educação musical da Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa Lobos, onde acontecem os ensaios. Além disso, são realizados trabalhos de musicalização infantil em outras três escolas da rede municipal e em três casas de assistência do Instituto Cultural São Francisco e Assis, todas localizados na Lomba do Pinheiro.


/educacao
Texto de: Eliana Ferrari Dutra
Edição de: Manuel Petrik
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.