Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

12 de novembro de 2013

Espetáculo da Orquestra Villa-Lobos segue recebendo inscrições

Foto: Ivo Gonçalves/PMPA
Grupo gravou DVD em junho deste ano, no Teatro Ciee
Grupo gravou DVD em junho deste ano, no Teatro Ciee
Continuam abertas as inscrições, gratuitas, para grupos de alunos de escolas públicas e particulares que desejarem assistir ao espetáculo de lançamento do DVD Orquestra Villa-Lobos Ao Vivo, em 22 de novembro, no Auditório Araújo Vianna. O show terá duas apresentações: às 15h, para estudantes a partir do quarto ano do Ensino Fundamental, e às 20h, para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e ao público em geral, mas já com ingressos esgotados.
Composta por naipes de flautas doces, cordas, teclado, percussão e coral, a orquestra é executada por integrantes do programa de educação musical da Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa Lobos. O show reúne mais de 170 músicos entre crianças, jovens e adultos. Obras de Chico Buarque, Gonzaguinha, Jacob do Bandolim, Piazzolla, Cartola, Vinicius de Moraes, Lulu Santos, O Rappa, Lennon e McCartney mostrarão a melhor produção do grupo nos últimos anos.
A Villa-Lobos já realizou mais de mil concertos, atingindo público superior a 250 mil pessoas. A professora idealizadora do projeto é a coordenadora e regente Cecília Rheingantz Silveira. O DVD apresenta documentário sobre a trajetória de 21 anos do grupo, incluindo concerto gravado em junho de 2013, por meio de patrocínio da Petrobras. O espetáculo de lançamento é realização da Secretaria Municipal de Educação, da Emef Heitor Villa Lobos e do Instituto Cultural São Francisco de Assis.
As escolas interessadas em assistir ao espetáculo deverão encaminhar ficha de inscrição (aqui), para orquestravillalobos@terra.com.br. As vagas serão preenchidas por ordem de interesse. Mais informações pelo telefone (51) 9947-1566, com Andrea. Já é possível retirar os ingressos para a sessão noturna na bilheteria do Teatro do Bourbon Country, de segunda a sábado, das 14h às 22h, e domingo, das 14h às 20h; na Fato Singular, na rua Barão do Triunfo, 448/403, a partir da segunda-feira, 18, das 9h às 18h, e na bilheteria do Araújo Vianna, no dia do espetáculo, a partir das 14h.
Orquestra Villa-Lobos – Promove a inclusão social por meio da música, transformando a vida da comunidade da Vila Mapa na periferia de Porto Alegre. A iniciativa presta mais de 800 atendimentos semanais gratuitos a crianças e adolescentes da Lomba do Pinheiro em diversas oficinas de música. O currículo da orquestra conta com produção de dois CDs: O Trenzinho do Caipira (2002) e Olhos Coloridos (2008), além da publicação do livro Orquestra Villa-Lobos – música que transforma (2012).
O grupo também já recebeu importantes premiações, como: Prêmio Artístico Lupicínio Rodrigues, da Câmara de Vereadores de Porto Alegre; troféu de Defesa de Direitos Humanos no Rio Grande do Sul, promovido pela Unesco/Assembleia Legislativa/Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho; certificação, pelo Ministério da Cultura, com o selo Prêmio Cultura Viva, como iniciativa reconhecida pelo seu caráter inovador e impactante na vida da comunidade; Prêmio Líderes & Vencedores 2009, pela Federasul e Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul; certificação do Prêmio Itaú Unicef 2011; Menção Especial do Prêmio Açorianos de Música 2012 e o Prêmio Educação RS, concedido pelo  Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul, em 2013.



/educacao
Texto de: Juliane Guez, estagiária Smed, com supervisão de Tiago Nequesaurt
Edição de: Manuel Petrik
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.