Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

12 de novembro de 2013

Cultura lança projeto de dança na Feira do Livro

Foto: Marcelo Cabrera/Divulgação PMPA
Grupo de dança flamenca de Silvia Canarim transpõe obra de Lorca
Grupo de dança flamenca de Silvia Canarim transpõe obra de Lorca
Na quinta-feira, 14, às 15h, na Feira do Livro a coreógrafa de flamenco Sílvia Canarim e o professor de Literatura da Feevale Daniel Conte discutem a transposição da poesia de Federico García Lorca para a linguagem da dança. "Lorca: do texto ao corpo que dança" é a primeira edição do projeto Por Falar em Dança, realizado pelo Centro de Dança da Secretaria da Cultura de Porto Alegre. A programação acontece na Sala Leste do Santander Cultural. Outras informações pelo fone: 3289.8063. A entrada é franca.
Federico García Lorca (1898-1936) é um dos maiores nomes da literatura mundial. Sua obra é permeada pela música, pintura e teatro populares da Espanha. A proximidade com o Flamenco foi inspiração e matéria para diversas obras, entre elas O Sortilégio da Mariposa (1920), Canciones (1927), Romancero Gitano (1928), Bodas de Sangre (1934), Yerma (1935) La Casa de Bernarda Alba (1936). Bodas de Sangue foi transposto para o cinema pelo diretor Carlos Saura, como um musical flamenco.

Daniel Conte é doutor em literatura, professor do Curso de Letras e do Mestrado em Processos e Manifestações Culturais da Universidade Feevale.

Sílvia Canarim é bailarina, coreógrafa e professora. É doutoranda do Programa Flamenco: un acercamiento multidisciplinar a su estudio da Universidad de Sevilla. Dirigiu, atuou e coreografou entre eles outros espetáculos, Lorquianas (2001) e A Casa (2007) baseado no texto original de Federico García Lorca, A Casa de Bernarda Alba, obtendo quatro Prêmios Açorianos entre os quais, o de Melhor Espetáculo de Dança e o de Melhor Trilha Sonora.



/cultura /danca
Texto de: Luciano Medina Martins
Edição de: Manuel Petrik
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.