Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

22 de setembro de 2013

Turismo de Galpão apresenta cultura gaúcha para turistas

Com trova, gaita e versos que falavam do jeito acolhedor do gaúcho sobre a cultura campeira e Porto Alegre, um grupo de 44 turistas foram recebidos no Galpão da Hospitalidade neste domingo, 22. O local é o ponto de acolhimento e convivência do Turismo de Galpão. O programa tem por objetivo proporcionar para os visitantes do evento uma maior aproximação com as tradições gaúchas e o ambiente dos galpões no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia).
 
Os turistas vindos de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro foram convidados a sentar em uma grande roda de chimarrão. Os visitantes assistiram à declamação de poesia e demonstração de uma das danças mais tradicionais do estado, o Pezinho. Na sequência, o coordenador cultural do DTG Sangue Nativo, Anderson Santos de Andrades, apresentou e explicou os símbolos gaúchos: bandeira; hino; brasão de armas; o Quero-quero; o cavalo crioulo; marcela; erva-mate; chimarrão e o churrasco. “Se não houver cultivo de suas tradições, não há cultura nem identidade”, disse Andrades. Visitando Porto Alegre e o Acampamento Farroupilha pela primeira vez, a mineira Marieta Leonelleo Farias aprovou a experiência. “Amo o Sul. Gosto de tudo daqui: a comida, as roupas típicas e tudo o mais”, disse. Marieta acrescentou: "Se puder, ano que vem estou de volta".
 
Realizado pelas secretarias municipais de Turismo, Cultura e Secopa, a 1ª Região Tradicionalista e Fundação Cultural Gaúcha, o Turismo de Galpão é um programa-piloto visando ao Acampamento Farroupilha Extraordinário da Copa do Mundo de 2014.


/acampamento_farroupilha /cultura /turismo
Texto de: Cristiane Serra
Edição de: Vanessa Oppelt Conte
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.