Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

18 de setembro de 2013

Terceira edição do Troféu Mulher Gaúcha


Mulheres que se destacaram no desenvolvimento da cultura gaúcha no RS receberam nesta terça-feira, 17, o troféu Mulher Gaúcha 2013. A premiação, em sua terceira edição, ocorreu no Galpão da Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (FIGTF). Durante a solenidade, a secretária de Políticas para as Mulheres (SPM), Ariane Leitão, destacou  a contribuição da mulher na construção do nosso Estado. Lembrou ainda a importância da campanha “Homem de verdade não bate em mulher”.
Já o diretor técnico da FIGTF, Cláudio Knierim, enfatizou que a sociedade, nos últimos anos, sofreu modificações radicais, mas, no entanto, as relações sociais e de gênero não se adequaram a esse estágio do processo civilizatório. “É uma sociedade de exclusão e preconceitos. E o homem perdeu espaços de prestigio e poder e, por isso, tem dificuldade de aceitar essa perda de poder”, argumentou. Knierim lembrou as palavras do atual presidente do Uruguai, Jose Mujica, ao divulgar em seu país  uma campanha de combate à violência contra a mulher “Nosotros, los hombres, tenemos que aprender a perder”.
Logo após a abertura da cerimônia, homens e mulheres  participaram do painel  “Mulher no Imaginário da Cultura Gaúcha”, comandado pela diretora cultural do MTG, Neusa Secchi ,e pela coordenadora do Projeto Contra a Violência da Mulher, da SPM, Iara Regina Stockmanns. Participaram do evento, presidente FIGTF, Rodi Pedro Borghetti; prefeita de Sapiranga, Corinha Beatris Ornes Molling;  representantes dos tradicionalistas e da sociedade e autoridades. 
Contempladas
Taynara Hella Moraes Ouriques – Primeira Prenda Adulta
Mariana Santos Soares – Segunda Prenda Adulta
Kelly Pereira da Rocha – Terceira Prenda
Paloma Drum Schacht – Primeira Prenda Juvenil
Djuly Pereira Rutz – Segunda Prenda Juvenil
Letiane Labandeira Munhoz
Ana Maria Soccol – Primeira Prenda Juvenil
Nathália Todero Boeira – Segunda Prenda
Priscila Araújo Fagundes – Terceira Prenda
Cristina Rolim Wolffenbüttel
Zeine Arus – Primeira conselheira mulher do Grêmio
Márcia Santana – in memoriam
Andréa Rotunno
Eva Sopher
Delvia Maria da Rocha Pereira
Texto: Rita Escobar
Edição: Asscom Sedac