Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

19 de setembro de 2013

Projetos culturais qualificam piquetes para o ano da Copa

Foto: Vanessa Silva/PMPA
Oficina de dança em Libras foi primeiro contato dos jovens com a cultura gaúcha
Oficina de dança em Libras foi primeiro contato dos jovens com a cultura gaúcha
Encerrou-se nesta quinta-feira, 19, a apresentação dos Projetos Culturais no Acampamento Farroupilha. Foram 396, entre oficinas, palestras e espetáculos, produzidos pelos acampados com o objetivo de tornar o evento mais atrativo e informativo, mas principalmente para qualificar a recepção ao visitante em 2014, ano da Copa. 
 
A ideia dos projetos nasceu com vistas à Copa. Cada acampado, para garantir seu alvará no período de inscrição, anexou ao pedido o projeto a ser desenvolvido com vistas ao tema deste ano (O Rio Grande do Sul no imaginário social). Durante o evento, um avaliador julgou o conteúdo, a caracterização (indumentária), a ambientação e se atraiu o público. De lá para cá, o piquete recebeu uma avaliação anual, da qual foi tirada uma média. “Cerca de 25 receberam nota 10. Ficamos muito satisfeitos”, comenta o coordenador Celso Guimarães. 
 
A aprovação de 80 piquetes garantirá a eles a presença no próximo ano do Acampamento da Copa, que acontecerá entre junho e julho. Junto com estes estão os piquetes inseridos no projeto Turismo de Galpão, desenvolvido pelas secretarias municipais de Turismo (SMTur), Cultura (SMC) e da Copa (Secopa), em parceria com a 1ª Região Tradicionalista (RT) e a Fundação Cultural Gaúcha. 
 
Desde o início do evento, no dia 7 de setembro, o visitante teve que optar entre as mais variadas oportunidades nos piquetes. Entre as mais procuradas, estiveram oficinas que envolveram gastronomia típica, contação de lendas e oficinas de danças em Libras, como a que ocorreu no primeiro piquete com acessibilidade na história do evento.  
 
“Em alguns piquetes, testemunhamos apresentações com estrutura técnica de um profissional”, comenta Guimarães, lembrando que a surpresa maior aconteceu entre os menores piquetes. “Eles estavam, realmente, comprometidos com os festejos e com o bem-receber o turista”, comentou. A partir de outubro, as comissões municipal e estadual dos Festejos Farroupilhas se reunirá para dar início ao projetos do próximo ano.  
 
Leia mais: 



/acampamento_farroupilha /cultura /tradicionalismo
Texto de: Caren Mello
Edição de: Vanessa Oppelt Conte
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.