Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

16 de setembro de 2013

Paixão pelo Rio Grande traz russos ao Acampamento

A visita de um casal russo pelo Acampamento Farroupilha poderia passar despercebida, não fosse o forte sotaque quando interagem com os piqueteiros. Ana e Albert Petrov andam pilchados, tamanha é a paixão pelo Rio Grande do Sul. O casal mora na Paraíba e veio a Porto Alegre especialmente para o evento no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia). Ao serem questionados sobre como nasceu essa admiração, Petrov é enfático: “Tocou meu coração na primeira vez que vim a Porto Alegre. Não sei explicar”.
 
Físico e natural da Sibéria, Petrov foi convidado para uma breve passagem de duas semanas na Capital, onde ministrou aulas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) há cerca de quatro anos. Desde então, se encantou com a comida, a cultura e o costume de beber o chimarrão às margens do Guaíba. Na volta, levou na bagagem uma pilcha completa. “Ele anda assim na Paraíba. As pessoas de lá perguntam qual o país dele”, conta Ana. O casal se recente de não poder morar aqui, inclusive porque Porto Alegre tem Paróquia Ortodoxa Russa no bairro Santa Maria Goretti, em função de um número grande de imigrantes na Capital. “Se ele pudesse dar aulas aqui, já estaríamos em Porto Alegre há muito tempo”, lamenta Ana. 
 


/acampamento_farroupilha /tradicionalismo
Texto de: Caren Mello
Edição de: Vanessa Oppelt Conte
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.