Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

12 de setembro de 2013

Os carros do desfile temático


 
Emocionado! Boquiaberto! É assim que defino a visita de hoje aos galpões onde estão sendo confeccionados os carros temáticos do desfile de 19 de setembro. No primeiro quadro, "O mate do João Cardoso", "Chasque do Imperador" e "Trezentas onças", os tres contos que irão desfilar na avenida.
O mito, ou a lenda do "M'Boitatá" será a grande sensação da avenida. Movimentos, efeitos especiais e muito trabalho dos figurantes. Vamos apostar no trabalho e na criatividade dos coreografos.
A lenda do "Negrinho do Pastoreio" e os Mitos, como a Bruxa e o Lobisomem, darão o toque de sobrenatural com um pouco de terror . Pela descrição de Alexandre Ourique, surpresas aguardam essa aventura "saramandista" na avenida.
Na foto acima, Silvio Oliveira ao meu lado, o homem que materializou meus pensamentos. O cara que deu voz aos anseios de um grande desfile. Um artista que conseguiu em minutos transportar par ao papel e, em poucos meses, para os carros, aquilo que eu disse durante um ano. Abaixo da imagem do "boi morto" da cobra de fogo, a equipe que construiu o desfile de 2013.
Junto comigo, os três artistas plásticos, Mano Brum, Sergio Peixoto e Silvio Oliveira, que deram vida ao imaginário social do RS. Vera Otton com seu esposo no galpão que foi visitado pela imprensa hoje. Lembro ainda as palavras retumbando em meus ouvidos: "Isso é um tema muito dificil. Como tornar concreto o imaginário?" - Simples... com trabalho, criatividade e muita fé, que no final tudo dá certo. Se não deu certo, é por que não chegou no final ainda.