Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

17 de setembro de 2013

Oficina abre baú e mostra brinquedos da gurizada

Brincadeiras e brinquedos que divertiam a criançada no campo foram apresentados na oficina “Baú do guri: eu brinquei disso!” nessa segunda-feira, 16. A atividade ocorreu no galpão do Piquete 38 no Acampamento Farroupilha e faz parte da programação do Turismo de Galpão.
 
Com um baú repleto, o patrão do piquete, Nico Medes Gonzales da Silva, apresentou um a um os brinquedos utilizados antigamente no Rio Grande do Sul. “Os dias da gurizada eram preenchidos com atividades muito lúdicas. Tudo muito simples, mas com bastante criatividade”, contou.
 
Funda, pandorga, bilboquê, ioiô, pião, bolita e cinco marias, alguns dos objetos que as crianças usavam para passar o tempo, foram mostrados pelo instrutor da oficina. Silva explicou a origem de cada um e demonstrou como brincar. O roncador - que consiste em um botão com um cordão transpassado e faz-se movimento giratórios, enrolando o cordão, ao puxar o objeto ronca - foi o que mais chamou a atenção de Victor Flávio Santana de Arruda. “É muito diferente de tudo que já tinha visto lá em Recife”, disse. Morando há dois meses em Porto Alegre, o pernambucano gostou da experiência. “Já que o Acampamento Farroupilha é uma festa para celebrar a tradição, é importante mostrar também os costumes das crianças. Pois, elas ajudam a construir a tradição do estado”, comentou.
 
Relembrar a infância, esse foi o sentimento da gaúcha Roberta Apratto Maciel ao participar da atividade. “Foi ótimo voltar no tempo, alguns brinquedos eu também tive”, disse. Roberta se admirou com a criatividade da gurizada: São brincadeiras tão simples e criativas ao mesmo tempo.
 
Oficinas - A programação de oficinas e palestras do programa Turismo de Galpão prossegue até dia 22 de setembro. A programação está disponível no Galpão da Hospitalidade, no Acampamento Farroupilha, e no site www.portoalegre.travel. Inscrições devem ser feitas pelo e-mail turismodegalpao@gmail.com ou no Galpão da Hospitalidade.


/acampamento_farroupilha /oficina /turismo
Texto de: Cristiane Serra
Edição de: Jandira Davila Feijó
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.