Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

24 de setembro de 2013

MACRS CONVIDA: ENTRE - CURADORIA DE A - Z DE ANA ZAVADIL





Levantamento inédito da curadora ANA ZAVADIL destaca nova geração de artistas visuais do Rio Grande do Sul no MACRS.

O projeto, com financiamento do FUMPROARTE, é resultado de uma extensa pesquisa da crítica de arte Ana Zavadil sobre a produção artística da primeira década do século 21 em Porto Alegre e no RS. A abertura da exposição e o lançamento do livro estão marcados para o dia 1º de outubro de 2013 no Museu de Arte Contemporânea do RS.  
Nos últimos seis anos, Ana Zavadil - crítica de arte e Mestre em Arte Contemporânea – acompanhou o percurso de artistas contemporâneos gaúchos com o objetivo de realizar  ummapeamento da geração dos anos 2000 a 2013. A curadora promoveu dezenas de entrevistas, visitas a ateliês e buscas em cidades do interior, criando um perfil adequado da produção recente no Estado.
O trabalho de pesquisa contempla a trajetória de 87 artistas, que utilizam diferentes formas de expressão, como instalação, vídeo, performance, fotografia, desenho, gravura, escultura e pintura. Ao final, as obras expostas serão incorporadas ao acervo do MACRS caracterizando a maior doação já realizada na história do Museu.
Segundo Ana Zavadil, ENTRE significa a possibilidade de um olhar sobre a produção dessa geração da virada do século e também um convite a entrar em seus universos particulares. O projeto "propõe um entendimento sobre o momento atual da arte, permeado de transversalidades, em que esses artistas foram os primeiros a receber e a passar a sua produção as influências da internet e da velocidade da informação", observa a curadora.
Os desdobramentos do projeto ENTRE: CURADORIA A-Z podem ser conferidos em uma publicação inédita e uma exposição que acompanha a escala desta criação artística no RS.O lançamento do livro e a abertura da exposição acontecem no dia 1º de outubro de 2013,às 19h, no MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO RS - MACRS, no 6º andar da Casa de Cultura Mario Quintana. A visitação segue até 1º de dezembro de 2013 (segundas, das 14h às 19h, terças a sextas, das 10h às 19h, sábados, domingos e feriados, das 12h às 19h).
Nesta exposição, o projeto ARTE, GASTRONOMIA E BEBIDAS REGIONAIS, coordenado pelo Grupo de Trabalho Gastronomia RS, convidou a equipe da Cozinha do Palácio Piratini para realizar o coquetel de abertura inspirado nas obras de arte contemporânea da mostra.
SEMINÁRIO: no dia 22 de outubro, das 10h às 12h e das 14h às 18h, no Teatro Bruno Kiefer, ocorrerá um seminário nacional, com a presença do diretor do MAC-USP, Tadeu Chiarelli, para divulgar e debater os resultados desta pesquisa no âmbito do Mercosul.
ENTRE: CURADORIA A-Z possui financiamento do FUMPROARTE - Fundo Municipal de Apoio à Produção Artística e Cultural de Porto Alegre, no qual o projeto foi selecionado em primeiro lugar no Edital 2012.
Ana Zavadil é Mestre em Arte Contemporânea pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais pela Universidade Federal de Santa Maria-RS (2011), possui graduação em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com habilitação em Pintura (2002) e em História Teoria e Crítica de Arte (2004). Atualmente é curadora-chefe do Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (MARGS), fez parte do Comitê de Acervo e Curadoria do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS), de 2011 a 2013, foi integrante do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de curadoria e de produção executiva de exposições de arte, escreve textos críticos para o site www.babilonica.com, é professora do Curso de Pós-Graduação em Artes Visuais: Desenho, Fotografia, Pintura e Gravura na Universidade de Caxias do Sul-RS, onde ministra a disciplina Introdução à Curadoria. Foi indicada ao Prêmio Açorianos de Artes Plásticas na categoria Destaque em Curadoria em 2009 pela exposição Um Dia entre Abril e Junho, realizada na Galeria de Arte da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e, em 2012, pela exposição Poéticas em Paralelo, realizada no MACRS. Realizou curadorias independentes de exposições em Santa Catarina, Porto Alegre, Brasília e Rio de Janeiro, escreveu diversos textos críticos publicados no Brasil e no exterior, além de artigos publicados em capítulos de revistas e anais de congressos. Escreveu o texto do livro Há Tempo Atento ao Tempo do artista Leandro Selister, publicado em 2011.

ARTISTAS

Adauany Zimovski
Adriana Donato
Alexandra Eckert
Alexandre Moreira
Amelia Brandelli
Ana Flores
Ananda Kuhn
André Venzon
Andrei Thomaz
Antônio Augusto Bueno
Beatriz Dagnese
Bruno Borne
Camila Schenkel
Carla Barth
Carla Borba
Carla Meurer Magalhães
Carusto Camargo
Cláudia Barbisan
Claudia Hamerski
Clóvis Martins Costa
Daniel Escobar
Denis Siminovich
Denise Gadelha
Dirnei Prates
Evenir Comerlato
Fabriano
Felipe Caldas
Fernanda Manéa
Fernanda Soares
Flávio Morsch
Giovanni Ferreira
Glaucis de Morais
Guilherme Dable
Gustavo Rigon
Ío (Laura Cattani e Munir Klamt)
Jander Rama
Karine Perez
Kátia Costa
Kelly Wendt
Laura Cogo
Leandro Machado
Leandro Selister
Leonardo Fanzelau
Letícia Lampert
Liane Borghetti Krenzinger
Lilian Maus
Lissandro Stallivieri
Luciano Zanette
Magna Sperb
Marcelo Armani
Marcia Rosa
Marcos Fioravante
Marcos Sari
Maria Eunice Araújo
Mariana Silva da Silva
Mariane Rotter
Marília Bianchini
Marina Camargo
Maristela Winck
Nara Amelia
Nathalia García
Neca Sparta
Nelson Rosa
Nelton Pellenz
Otto Sulzba ch
Patrícia Francisco
Rafael Pagatini
Ricardo Garlet
Rochele Zandavalli
Rodrigo Pecci
Rogerio Livi
Rogério Pessôa
Rogério Severo
Rommulo Vieira Conceição
Romy Pocztaruk
Rosane Morais
Sandro Ka
Silvia Giordani
Simone Nassif
Sol Casal
Talita Hoffmann
Tridente
Túlio Pinto
Viviane Gueller
Walter Karwatzki
Wischral
Yara Baungarten

SERVIÇO:

ENTRE: CURADORIA A-Z
ABERTURA da exposição e lançamento do catálogo
Dia 1º de outubro de 2013, às 19h

MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO RS
Galerias Sotero Cosme e Xico Stockinger
6º andar da Casa de Cultura Mario Quintana
Rua dos Andradas, 736

Visitação de 02 de outubro a 1º de dezembro de 2013.
Segundas, das 14h às 19h, terças a sextas, das 10h às 19h.
Sábados, domingos e feriados, das 12h às 19h.
Informações e agendamento de turmas: +55 51 3221.5900 / mac@sedac.rs.gov.br

SEMINÁRIO
Dia 22 de outubro, das 10h às 12h e das 14h às 18h
Teatro Bruno Kiefer
Casa de Cultura Mario Quintana
Rua dos Andradas, 736 – 6º andar
Inscrições: facebook.com/contemporanears (a partir de 1º de outubro)

ENTRADA FRANCA PARA TODAS AS ATIVIDADES PREVISTAS