Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

18 de setembro de 2013

Lei Municipal de Inovação será votada hoje na Câmara

Foto: Mariana Kruse/Divulgação PMPA
Iniciativa já teve aprovação nas Comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e Finanças e Orçamento (Cefor)
Iniciativa já teve aprovação nas Comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e Finanças e Orçamento (Cefor)
O Projeto de Lei Complementar que estabelece a Lei Municipal de Inovação será votado nesta quarta-feira, 18, no plenário da Câmara Municipal, a partir das 14h. A proposta do governo municipal, idealizada pelo Gabinete de Inovação e Tecnologia – Inovapoa firmará medidas de incentivo e apoio às atividades de inovação, ciência e tecnologia no ambiente empresarial, acadêmico e social para empresas e cidadãos estabelecidos na Capital. Voltada para o desenvolvimento sócioeconômico, cultural e ambiental e focada no empreendedorismo local, prevê políticas de incentivos financeiros e fiscais, arranjos produtivos locais, fomento aos parques tecnológicos e incubadoras criativas.
A iniciativa já teve aprovação nas Comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e Finanças e Orçamento (Cefor) da Câmara. Depois de aprovada pelo Legislativo e regulamentada, a lei estabelecerá medidas de apoio ao desenvolvimento da cidade, promovendo iniciativas inovadoras para gerir o desenvolvimento autossustentável e o progresso tecnológico da Capital gaúcha, gerando emprego e renda para a população.
A lei específica surge, em âmbito municipal, para gerir o desenvolvimento e propor o apoio e interação entre empresas, governos e instituições de ensino em busca de novos paradigmas de eficácia e adoção de práticas de inovação e de inteligência coletiva como estratégia para garantir maior participação da sociedade e incentivo à expansão dos empreendimentos existentes.
Dentre os incentivos previstos estão: redução das taxas de IPTU, ITBI, redução do ISSQN, isenções de taxas; bem como a criação de um fundo para fomentar Programas, Projetos em empresas de base tecnológica e desenvolvimento de pesquisa que tenham como foco a inovação e a pesquisa científica e tecnológica. As receitas previstas poderão vir de transferências financeiras do Governo Federal e Estadual, recursos financeiros de consórcios, convênios e contratos, doações, rendimentos de suas aplicações, dotações consignáveis na lei orçamentária anual e créditos adicionais e outros recursos financeiros que lhe forem transferidos e/ou destinados. O Projeto também prevê o Prêmio “Inovação Porto Alegre”.
A coordenadora- geral do Inovapoa, Deborah Pilla Villela, acredita que a articulação conjunta entre o governo, entidades privadas e as instituições de ensino provocam agora a difusão do conhecimento em torno das novas perspectivas e metas sobre o futuro da tecnologia e como será o fomento à economia científica e criativa na Capital gaúcha. “O papel do executivo é criar um ambiente propício, capacitar as pessoas e garantir as ferramentas corretas para o empreendedorismo e novos negócios”, destaca Deborah, acrescentando que Porto Alegre é uma cidade com potencial para se tornar um grande pólo tecnológico.

Texto de: Mariana Kruse
Edição de: Álvaro Luiz Oliveira Teixeira
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.