Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

20 de setembro de 2013

Desfile Temático ressalta mitos e crenças de Simões Lopes Neto

Foto: Ricardo Stricher/PMPA
Cerca de 15 mil pessoas assistiram às apresentações na noite de quinta-feira Cerca de 15 mil pessoas assistiram às apresentações na noite de quinta-feira
Foto: Ricardo Stricher/PMPA
Prefeito em exercício Sebastião Melo acompanhou o evento no palanque oficial
Prefeito em exercício Sebastião Melo acompanhou o evento no palanque oficial
A noite fria e com vento na véspera da comemoração da Revolução Farroupilha não foi empecilho para a realização do Desfile Temático, que abordou o tema “O Rio Grande do Sul no Imaginário Social". As atividades iniciaram-se às 21h de quinta-feira, 19, quando mais de 1,3 mil tradicionalistas relembraram com encenações os mitos, lendas, contos e crendices do escritor Simões Lopes Neto. (fotos)
 
Um levantamento feito pela Brigada Militar e divulgado pelo diretor de Operações e Infraestrutura do desfile, Josemar Basso, registrou a presença de 15 mil pessoas nas arquibancadas montadas na avenida Edvaldo Pereira Paiva (Beira Rio). 
 
O prefeito em exercício de Porto Alegre, Sebastião Melo, acompanhou as atividades culturais no palanque oficial, juntamente com o vice-governador, Beto Grill, secretários municipais e estaduais, vereadores, representantes do Movimento Tradicionalista Gaúcha (MTG), vereadores e lideranças comunitárias. "Aqui nós estamos valorizando a história do povo gaúcho. As atividades da Semana Farroupilha são um bom exemplo de cultivo às tradições culturais do Rio Grande do Sul", disse Melo. 
 
Os figurantes apresentaram as lendas tradicionalistas do Negrinho do Pastoreio e da Salamanca do Jarau. Outro carro teve a temática Marte de João Cardoso, abordando contos de Simões Lopes Neto. Já o sexto carro alegórico representou as Trezentas Onças, também baseado em conto do escritor. Milhares de pessoas assistiram na avenida os carros Lobisomem e a Bruxa e Crendices e Superstições. O encerramento do desfile contou com a alegoria que  teve como tema "O Chasque do Imperador", mais um conto de Simões Lopes Neto, pelo qual o ajudante de Dom Pedro II, Blau Nunes, narra fatos vivenciados no Pampa gaúcho.
 
A iniciativa de realização do tradicional evento foi da Fundação Cultural Gaúcha e contou com apoio da Prefeitura de Porto Alegre, Ministério da Cultura, governo do Estado e do governo federal.


/acampamento_farroupilha /cultura /tradicionalismo
Texto de: Ocimar Pereira
Edição de: Vanessa Oppelt Conte
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.