Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

11 de setembro de 2013

Conselheiros do OP debatem aproveitamento dos espaços dos CTGs

Essa iniciativa inclusive faz parte do Plano Municipal de Cultura:
 
Foto: Luciano Lanes / PMPA
Melo apoiou a proposta que prevê o estímulo às tradições gaúchas

Melo apoiou a proposta que prevê o estímulo às tradições gaúchas

A primeira reunião do Conselho do Orçamento Participativo (COP) no Acampamento Farroupilha aconteceu na noite de terça-feira, 10. Os conselheiros re reuniram no Piquete do OP para discutir o projeto "A Inserção da Criança, Adolescente, Juventude e Idoso nas Tradições Gaúchas", que visa o aproveitamento dos espaços dos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) de Porto Alegre, nos horários em que se encontram fechados atualmente, com atividades que estimulem a cultura das tradições gaúchas.

 
Os conselheiros receberam representantes do CTG Descendência Farrapa, da região Sul da cidade, os secretários municipais dos Direitos Humanos, Luciano Marcantônio, de Esportes, Recreações e Lazer, Edgar Meurer, da Governança Local em exercício, Carlos Siegle, o presidente da Fundação de Assistência Social e Cidadania, Kevin Krieger, e o prefeito em exercício, Sebastião Melo.
 
De acordo com o prefeito em exercício, a iniciativa deve receber o apoio de todos, uma vez que o interesse social deve vir em primeiro lugar. "Quando o COP propõe para o governo ocupar os espaços dos CTGs para desenvolver e exercer a cidadania, devemos aplaudir. A iniciativa de ter contraturno é extraordinária", afirmou. 
 
Melo disse ainda que há procedimentos para essa construção sob o prisma da participação popular. Entretanto, ele advertiu que nenhum governo, seja em nível federal, estadual ou municipal tem condições de dar conta de todas as políticas públicas sem a participação de outros atores, entre eles a Câmara Municipal. "Sempre tive clareza de que não há nenhum conflito entre a democracia representativa e a democracia participativa. As duas devem convergir para a cidade melhorar", destacou o prefeito em exercício.
 
A conselheira da Temática Saúde e Assistência Social, e membro da coordenação do COP, Maria Deloí Cardoso, ao entregar para Melo, a camiseta do OP deste ano que será usada no desfile do dia 20 de setembro, o convidou a participar do desfile juntamente com os conselheiros e delegados do OP.
 
Os debates, de acordo com o patrão do Piquete do OP, o conselheiro Maurício Melo, terão continuidade na próxima terça-feira, 17. Participaram conselheiros e gestores das 17 regiões do OP, além dos conselheiros das temáticas que fotam recepcionados pelo cantor tradicionalsita Vitor Hugo.
 


/orcamentoparticipativo

Texto de: Indaiá Dillenburg
Edição de: Manuel Petrik
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.