Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

10 de setembro de 2013

Começam as Caminhadas Guiadas no Acampamento Farroupilha

Foto: Vanessa Silva/PMPA
O ponto de partida dos roteiros é o Galpão da Hospitalidade
O ponto de partida dos roteiros é o Galpão da Hospitalidade
O programa Turismo de Galpão oferece, a partir desta terça-feira, 10, mais uma opção para que os visitantes do Acampamento Farroupilha tenham uma aproximação maior com as tradições gaúchas e o ambiente dos piquetes no parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia). São as Caminhadas Turísticas Guiadas, que fazem um roteiro orientado por um guia de turismo que enriquece a visita com informações e curiosidades sobre o evento e a história rio-grandense.  A cada edição ocorrem paradas em diferentes piquetes para visitação e atividades.
 
Realizadas no maior evento da cultura popular gaúcha desde 2009, as Caminhadas deste ano estão integradas ao programa Turismo do Galpão, novidade que está atraindo gaúchos e turistas em oficinas abertas sobre temas que são próprios dos usos e costumes, das tradições e da cultura do Rio Grande do Sul.
 
Roteiros - O ponto de partida das Caminhadas Guiadas é o Galpão da Hospitalidade, centro de referência em acolhimento, informação turística e de toda a programação do Turismo de Galpão. O primeiro passeio, com saída às 10h, percorreu o Parque Harmonia até o espaço da ordem dos Cavaleiros do Rio Grande, onde os participantes conheceram o ambiente da casa principal das fazendas gaúchas, seguindo até o Espaço Cultural Aporreados do 38, para uma imersão na religiosidade do gaúcho.
 
Às 15h irá ocorrer a segunda Caminhada Guiada do dia, que visitará o piquete Laços de Sangue, ambiente que reproduz um típico rancho de peão e propõe uma viagem de regresso ao passado por meio dos sentidos. No piquete Figueira 35, a atração será conhecer a lenda da erva-mate e degustar um chimarrão, e no Piquete Rodrigo Cambará os participantes conhecerão como é feita a tosquia de ovelha.
 
Inscrições -  As próximas edições das Caminhadas Turísticas Guiadas ocorrerão dia 12, às 10h e às 15h; dia 14, com saída às 10h; dia 17, às 10h e às 15h; e dia 19, com saídas também às 10h e às 15h.  As Caminhadas Turísticas são gratuitas, com duração de aproximadamente 1h30. As inscrições devem ser feitas no Galpão da Hospitalidade, instalado no Acampamento Farroupilha, ou pelo e.mail  turismodegalpão@gmail.  Em caso de chuva, as visitas não são realizadas.
 


/acampamento_farroupilha /turismo
Texto de: Eliana Zarpelon
Edição de: Manuel Petrik
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.