Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

24 de setembro de 2013

Acampamento Farroupilha recebeu 700 mil visitantes

Foto: Luciano Lanes / PMPA
Acampamento Extraordinário da Copa deverá iniciar-se em maio de 2014 Acampamento Extraordinário da Copa deverá iniciar-se em maio de 2014
Cerca de 700 mil visitantes prestigiaram este ano o Acampamento Farroupilha realizado entre os dias 7 e 22 de setembro no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia). E embora desde segunda-feira, 23, o cenário da maior festa em homenagem às tradições gaúchas tenha começado a ser desmontado, ao contrário do que ocorre habitualmente, desta vez o próximo Acampamento não voltará apenas daqui a um ano. É que a Comissão Municipal dos Festejos Farroupilha já começa a projetar uma nova edição da festa, desta vez, o Acampamento Extraordinário da Copa, previsto para maio de 2014.
 
A ideia é que sejam montados cem piquetes para a edição especial da Copa, que devem permanecer até setembro para a realização do Acampamento tradicional. Para a Copa, o foco principal serão os turistas de outros Estados, explica o presidente da Comissão Municipal dos Festejos Farroupilhas, Giovani Tubino, ao destacar que “a intenção é mostrar a cultura e a tradição do Rio Grande do Sul, oferecendo oficinas que demonstrem o jeito do gaúcho, sua hospitalidade, civismo e seriedade no enfrentamento dos desafios dos novos tempos, sem perder a identidade”. 
 
Estão sendo programadas oficinas culinárias, de artesanato, lida campeira, danças, música, poesia e cultura gaúcha.
 
Turismo de Galpão
 
Para Tubino, o diferencial da edição deste ano do Acampamento Farroupilha foram o Turismo de Galpão, que ofereceu aos visitantes experiências de aprendizagem em oficinas e cursos de pequena duração tendo como conteúdo temas característicos da cultura gaúcha, e a Ciranda Escolar, que recebeu turmas de estudantes do ensino fundamental e, através de visitas guiadas, contou aos jovens um pouco da história e das tradições do Estado.
 
O projeto Turismo de Galpão recebeu 11.656 visitantes que realizam a visita guiada pelo Galpão da Hospitalidade. Deste total, 8% eram turistas estrangeiros, 13% visitantes de outros Estados, 16% do Rio Grande do Sul, e 63% de visitantes de Porto Alegre.
 
Programação
 
A edição deste ano, que abrigou 382 galpões que realizaram suas próprias programações culturais, teve como tema “2013: O Rio Grande do Sul no imaginário social”. Foi realizada ainda extensa programação cultural com bailes e shows, além da programação campeira, que contou com rodeio, competições de laço, rédeas e gineteada.
 
Segurança
 
Outra importante novidade deste ano foi a criação da Brigada de Incêndio, composta pelos próprios piqueteiros, devidamente treinados, já que a segurança no Parque era uma das prioridades do Acampamento Farroupilha. Além dos tradicionais postos das polícias Civil e Militar e do posto de saúde, com a duas ambulâncias, pela primeira vez o Acampamento contou com a presença do Corpo de Bombeiros.
 
Uma Feira de Artesato, com mais de 70 estandes em que os visitantes puderam adquirir toda a linha do vestuário gaúcho, como botas, pilchas e vestidos, além de casacos de couro com preços bem menores do que os de mercado, foi mais uma das atrações do Acampamento
 


/20_de_setembro /acampamento_farroupilha
Texto de: Catarina Gomes
Edição de: Manuel Petrik
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.