Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

15 de julho de 2013

PROJETO QUE MUDA AS REGRAS DO ECAD


 

É APROVADO NO SENADO E SEGUE PARA SANÇÃO (OU NÃO) DA PRESIDENTE

Em votação simbólica, os senadores aprovaram nesta quarta a noite o projeto que muda as regras para cobrança, arrecadação e distribuição de recursos pagos por direitos autorais na produção musical. O projeto segue agora para aprovação ou veto da presidente Dilma Rousseff.

Em síntese, o projeto aumenta o percentual da arrecadação destinado a compositores e intérpretes de 75% para 85% bem como reduz a atual taxa administrativa cobrada pelo escritório de 25% para 15%.

O projeto de lei também prevê que o Ecad continua a ser formado pelas associações que congregam compositores e intérpretes, porém elas deverão se credenciar no Ministério da Cultura. Seus dirigentes terão mandato fixo, com direito a uma reeleição.

Serão previstas penas para os dirigentes que atuem com dolo ou culpa, assim como para usuários que deixem de informar a utilização de obras.

Em relação às emissoras de rádio e TV, estas terão um prazo máximo de 10 dias para enviar relatório com lista de músicas utilizadas. Elas serão obrigadas a tornar pública a relação completa das obras. O autor poderá acompanhar o processo pela internet.