Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

26 de julho de 2013

OP: Região Cruzeiro elege habitação como prioridade

Foto: Ricardo Stricher/PMPA
Fortunati anunciou 100 vagas no curso pré-vestibular POP para os moradores Fortunati anunciou 100 vagas no curso pré-vestibular POP para os moradores
Os participantes da Região Cruzeiro, segunda plenária regional da rodada única de Assembleias Regionais e Temáticas do Orçamento Participativo (OP) 2013-2014, elegeram na noite de quinta-feira, 25, a habitação como prioridade de investimentos. Na reunião, realizada na Escola Municipal José Loureiro da Silva, as outras prioridades eleitas foram saúde, saneamento básico - drenagem e dragagem e, confirmando a grande atuação das lideranças locais na área, a quarta prioridade eleita foi juventude. (fotos)
 
A comunidade solicitou informações sobre o andamento das obras da avenida Tronco. O prefeito José Fortunati lembrou que o projeto está no Plano Diretor do município desde 1979, mas que só foi possível tirar do papel graças às oportunidades de financiamento junto ao Governo Federal depois que Porto Alegre foi escolhida cidade sede da Copa do Mundo de 2014. 
 
“Nosso compromisso é de que as moradias serão entregues às famílias atingidas pela obra da Tronco. Infelizmente tivemos atrasos porque fizemos duas licitações que resultaram desertas, ou seja, nenhuma empresa se apresentou. Mas na terceira licitação, finalmente, três empresas manifestaram interesse e vão construir as mais de 1450 unidades necessárias para que essas pessoas vivam com dignidade, em imóveis próprios e regulares.”  O projeto prevê uma obra viária, com corredores de ônibus, ciclovias, que visa desenvolver e valorizar a região.
 
Outra demanda apresentada pelos moradores foi a necessidade de atendimento a crianças e jovens no sentido de gerar oportunidades e garantir espaços onde eles participem de atividades culturais, esportivas e de lazer. Em resposta, Fortunati anunciou a reserva de 100 vagas no curso pré-vestibular POP, da Secretaria Municipal da Juventude, para os moradores da Cruzeiro que desejem se preparar para o ingresso numa universidade. 
 
“Nós também estamos com o projeto para a construção do prédio que vai receber Centro de Qualificação Profissional e o Centro de Referência da Juventude pronto, e agora buscamos uma parceria para viabilizar os recursos necessários para a obra”, disse o prefeito que também garantiu que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente está encaminhando a revitalização da Praça Moderna. Fortunati solicitou ainda à Secretaria Municipal de Gestão um estudo das áreas disponíveis para a implantação de novas quadras esportivas. 
 
“Não temos como deixar os jovens fora das nossas prioridades. Aliás, eu quero parabenizar a presença do grande número de estudantes hoje aqui. É muito importante que os jovens participem do OP e das decisões da cidade. Precisamos propagar essa mobilização para as outras regiões”, concluiu o chefe do Executivo.
 
Conselheiros – A região apresentou uma única chapa para compor o Conselho do OP (COP). Foram eleitos por aclamação dos presentes, Gessi  Bernadete Fagundes Dornelles e Juarez Souza de Oliveira, para a primeira e segunda titularidades, respectivamente. Os suplentes eleitos são Anaí Catarina Clave Gomes e Bruna Liage da Silva Rodrigues.
 
Na próxima segunda, 29, a partir das 19h acontece a plenária da região Centro- Sul, no Centro Regional Sul e Centro-Sul – antigo Cecopam (rua Arroio Grande, nº 50). 


/orcamentoparticipativo
Texto de: Indaiá Dillenburg e Melina Fernandes
Edição de: Manuel Petrik
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.