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5 de junho de 2013

Prefeitura contará com R$ 60 milhões para novo centro de eventos

Foto: Ricardo Giusti / PMPA
Capital está no grupo das cidades com forte atuação no turismo de eventos
Capital está no grupo das cidades com forte atuação no turismo de eventos
 
Os estudos preliminares de viabilidade encaminhados pela Prefeitura de Porto Alegre ao Ministério do Turismo para a construção de um novo centro de feiras e convenções na Capital foi acolhido pelo órgão federal, que destinará R$ 60 milhões para a construção do equipamento. O empenho do recurso para o município foi feito na segunda-feira, 3, pelo MTur. Os recursos fazem parte do conjunto de R$ 660 milhões que o PAC do Turismo destinará a 10 capitais do país para o aprimoramento de sua infraestrutura para eventos. O próximo passo será a assinatura de convênio entre o MTur e a prefeitura para o repasse do dinheiro.
 
De acordo com o secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes, o projeto do município é para um equipamento estruturado com o que há de mais moderno em arquitetura e tecnologia, de médio porte em relação aos padrões internacionais, mas com área de feiras de 26 mil metros quadrados de área locável, o que corresponde a quase três vezes o maior espaço disponível para feiras em Porto Alegre atualmente, que fica na Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul - Fiergs. O espaço para convenções, de 9 mil metros quadrados, terá capacidade para 6.450 pessoas sentadas, e a área de estacionamento oferecerá 6 mil vagas
 
A localização, inicialmente prevista para a construção do Porto Alegre Centro de Convenções, é uma área de 27 hectares localizada na avenida Bento Gonçalves, no bairro Partenon, selecionada após estudos e avaliações pelas secretaria municipais de Turismo, Meio Ambiente, Obras, Urbanismo, Fazenda, Gestão e Departamento Municipal de Habitação. A partir do terreno selecionado, a prefeitura vislumbra o desenvolvimento de um projeto ambientalmente sustentável, integrado às áreas naturais de preservação existentes no terreno, com reaproveitamento de água de chuva, energia solar, entre outros.
 
Estratégico - Reivindicação de muitos anos das entidades e empresas do Turismo da Capital, um centro de eventos de classe mundial e adequado à realizações de grande porte é apontado como necessidade básica para a continuidade do desenvolvimento turístico da cidade desde o planejamento estratégico do setor, elaborado em 2007 com a participação do trade turístico, do município e outros setores da sociedade. “É um fator estratégico para a disputa feroz que ocorre com outros destinos na captação de eventos para a cidade”, destaca o presidente do Sindicato dos Hotéis de Porto Alegre e vice do Sindicato de Hotelaria e Gastronomia, Daniel Antoniolli. 
 
O dirigente defende que o segmento de eventos é a forte vocação da cidade. “Mas hoje há uma limitação em nossas estruturas que precisa ser enfrentada e esse investimento, que é uma conquista de todos, com certeza vai mudar a cara do turismo de Porto Alegre”, festeja o líder empresarial confessando que seria impossível se “conformar” com a construção de um novo centro de eventos em outra cidade gaúcha que não fosse a Capital do Estado.
 
A Capital gaúcha está no seleto grupo das cidades com forte atuação no turismo de eventos desde 2002, mas oscila muito de posição no ranking da ICCA (International Congress and Convention Association), principal entidade internacional do setor de eventos. No balanço de 2012, por exemplo, a cidade perdeu duas posições entre os destinos brasileiros que mais receberam eventos internacionais, saindo da 5ª para a 7ª colocação. Para o secretário Luiz Fernando Moraes, “O Governo Federal foi sensível ao compreender que está nesse segmento um grande potencial de crescimento do turismo nacional e, no caso de Porto Alegre, cuja vocação para eventos é notória, permitirá que a cidade mude o seu patamar de competição nesse disputado mercado internacional.”
 
Texto de: Eliana Zarpelon
Edição de: Caren Mello
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.