Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

13 de junho de 2013

O Correto Manuseio de Documentos


Hoje iremos destacar a importância do correto manuseio dos documentos através de algumas dicas e recomendações. Por manuseio entendemos como os procedimentos que envolvem o contato com os documentos, desde o tratamento técnico realizado pelos funcionários até mesmo a forma como os usuários realizam suas pesquisas com a documentação.
O manuseio inadequado possui efeito direto sobre a longevidade dos documentos, sendo que inúmeras vezes o descuido de manusear poderá gerar perdas irreparáveis. Assim, a consciência de zelar possui um custo relativamente baixo ou,na maioria das vezes, nem custo possui, necessitando apenas da sensibilização dos usuários de arquivos.
Portanto, logo abaixo apresentamos algumas dicas e recomendações do correto manuseio a fim de que todos nós juntos possamos contribuir para a preservação dos nossos acervos.


Colabore....
- Ao manusear os documentos, verifique se suas mãos estão limpas, pois qualquer tipo de sujeira ou gordura poderá ficar no papel e poderemos ter um início de deterioração.





- Recomendamos a utilização de luvas ao manusear documentos, especialmente os históricos; e conforme o seu estado de conservação, deverá ser utilizado também outros equipamentos de proteção individual (EPI’s) a fim de protegermos a saúde das pessoas assim como a integridade dos acervos.

- Não apoie os cotovelos sobre os documentos pois,muitas vezes,estes já se encontram muito frágeis, e qualquer peso poderá danificá-lo ainda mais. Esse cuidado também envolve encadernações com a lombada comprometida, sendo que o apoio poderá romper a costura ou cola da lombada.



- Não fumar, comer e beber em locais com documentos; pois muitas vezes ficarão restos de comida que poderão atrair insetos e roedores, assim como existe o risco de ocorrer algum acidente com líquidos que poderão molhar os documentos.



- Não utilize a saliva para folhear os documentos/livros pois além de ser prejudicial para a sua saúde, isso favorece o desenvolvimento de microorganismos nos documentos.

- Um dos modos de reprodução de documentos é a utilização de máquina fotográfica, entretanto, o flash deve estar desligado.




- Ao manusear os documentos, evite a incidência da luz solar sobre a documentação, pois o sol acelera o envelhecimento do papel.






Bibliografia:

Ogden, S. Armazenagem e manuseio. Projeto Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos. Rio de Janeiro, 2001.

Conselho Nacional de Arquivos. Recomendações para a produção e o armazenamento de documentos de arquivo. Rio de Janeiro, 2005. Disponível em: http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/Media/publicacoes/recomendaes_para_a_produo.pdf. Acesso em: 22 maio 2013.