Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

17 de junho de 2013

Encontro une agentes culturais e educacionais


Professores da rede pública estadual e municipal, agentes culturais, coletivos, representantes dos Pontos de Cultura e dos Territórios de Paz de Porto Alegre e Região Metropolitana lotaram o teatro Bruno Kiefer, da Casa de Cultura Mario Quintana, no inicio da tarde dessa segunda-feira (17), para a apresentação do edital do programa Mais Cultura nas Escolas. O projeto é uma parceria dos ministérios da Cultura e da Educação e aqui no Rio Grande do Sul conta com a participação da Secretaria de Estado da Cultura.
O evento teve a presença do secretário da Cultura, Assis Brasil, que ressaltou a importância da união entre cultura e educação.  “A educação precisa da cultura para ampliar repertórios e a cultura precisa da educação pela imensa capilaridade que esta possui como instrumento, já existente, de transmissão das ações culturais”, disse o titular da pasta.
A coordenadora da Regional Sul do ministério da Cultura, Margarete Moraes, destacou a necessidade da união das missões institucionais. “É possível criar conexões e parceria com as escolas. A cultura respeita os programas pedagógicos, apenas se soma para oferecer infinitas possibilidades de participação”, concluiu.
Também participaram da mesa de abertura do encontro Leandro Anton e Zé dos Rios, como representantes da comissão estadual da Rede RS de Pontos de Cultura, que definiram  o programa como um espaço de aprendizagem e compartilhamento, onde agentes culturais e organizações dos Territórios de Paz podem dialogar com a direção das escolas públicas.
Marco Dili representou os quatro Territórios de Paz de Porto Alegre e falou sobre o trabalho pela redução da violência entre os jovens das comunidades atendidas pelos Territórios e sobre a importância de projetos como este que possam fazer os jovens sentirem-se parte integrante da comunidade.
O encontro foi organizado pelas  secretarias de Estado da Cultura e  da Educação, Representação Regional Sul do Ministério da Cultura e  Comissão Estadual dos Pontos de Cultura.
O programa
O processo contemplará até 10 mil projetos voltados para escolas públicas em todo Brasil. O investimento chega a R$ 200 milhões, sendo que cada projeto receberá entre R$ 20 e 22 mil, sendo realizado em parceria com a comunidade cultural (pessoa física ou CNPJ).
Mais Cultura nas Escolas une iniciativas culturais e escolas públicas de todo o Brasil para democratizar o acesso à cultura e ampliar o repertório cultural de estudantes, professores e comunidades escolares. O programa trabalha com nove eixos temáticos criados considerando a diversidade da cultura brasileira e das manifestações artísticas.
Todas as informações sobre o edital estão no site do MinC: www.cultura.gov.br, da FNDE:www.fnde.mec.gov.br e do MEC: www.mec.gov.br