Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

26 de junho de 2013

Em resposta às reivindicações das ruas, deputados rejeitam PEC 37 e aprovam royalties para saúde e educação

VIA ZERO HORA:
 

Além de votar as duas propostas e fechar acordo sobre plebiscito popular, congressistas apresentaram projetos como o passe livre para estudantes e a isenção de tributos para o transporte público

Um dia após a presidente Dilma apresentar cinco pactos em resposta aos protestos que balançam o país, as autoridades em Brasília se mexeram em busca de soluções para a crise. Deputados rejeitaram PEC condenada nas ruas e aprovaram a aplicação dos royalties do petróleo na educação (75%) e na saúde (25%)

Pressionados pela população que foi às ruas com milhares de cartazes, os deputados federais votaram duas propostas que se arrastavam na Casa. Rejeitaram por ampla maioria a proposta de emenda à Constituição (PEC) 37 e aprovaram a aplicação dos royalties do petróleo na educação.
Na apreciação da PEC 37, foram 430 votos contra e só nove favoráveis. Também foram registradas duas abstenções. A medida, que retirava os poderes de investigação do Ministério Público (MP), foi interpretada pela sociedade como um afrouxamento em favor dos corruptos. O presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN), procurou acelerar a votação em detrimento dos discursos. Na tribuna, alguns deputados chegaram a reconhecer que estavam mudando de posição devido à pressão da população contra a PEC 37. Outros parlamentares os acusaram de hipocrisia, apesar de saudarem a sua "capacidade de ouvir o povo".
– A Câmara se encontra com o povo. O povo está nas ruas clamando contra corrupção, exigindo educação de qualidade, mais saúde, transporte coletivo barato e dizendo: "basta de impunidade" – afirmou o deputado Vieira da Cunha (PDT-RS), procurador licenciado.
A PEC 37 era defendida por delegados de Polícia Civil, que entendiam ter a exclusividade da investigação junto com a Polícia Federal, mas a pressão da população, simpática às investigações contra a corrupção movidas pelo Ministério Público, forçou uma mudança de opiniões. Com a rejeição ontem, a medida segue diretamente para o arquivo.
– Sempre tive esperanças, sempre acreditei no Congresso para rejeitar a PEC 37, mas é evidente que o movimento das ruas ajudou demais – afirmou Eduardo de Lima Veiga, chefe do MP do RS.
No início da madrugada, o plenário aprovou a questão dos royalties. Foi aceito o substitutivo do deputado André Figueiredo (PDT-CE), prevendo o uso de parte dos recursos (25%) para a saúde e não apenas para a educação. O texto prevê o uso de recursos dos contratos já existentes, contanto que os poços tenham entrado em operação comercial após 3 de dezembro de 2012.
Em seguida, os deputados começaram a votar os destaques apresentados ao texto. O DEM pretendia aprovar emenda de Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO), que direciona todos os recursos dos royalties à educação, independentemente de os poços estarem em operação comercial ou não. Foi rejeitada. A matéria agora vai para o Senado.
Fechado acordo para plebiscito
Após reação negativa nos meios jurídico e político, o governo Dilma Rousseff decidiu que a solução para fazer a reforma política é um plebiscito popular direto, e não a convocação de uma Constituinte específica, como chegou a ser cogitado pela presidente. O recuo ocorreu após conversas com os presidentes do Supremo Tribunal Federal, do Senado e da Câmara.
– Houve um entendimento da realização de um plebiscito com foco na reforma política, que é um tema fundamental para melhorar a qualidade da representação política no país, para ser mais permeável, mais oxigenável às aspirações populares – disse o ministro da Educação, Aloizio Mercadante.
A presidente vai se reunir nos próximos dias com líderes para discutir o processo que levará ao plebiscito e quais questões poderão fazer parte da consulta. A intenção é fazer perguntas sobre mudanças na legislação eleitoral, partidária e, eventualmente, em trechos da Constituição relativos à organização política do país. O governo vai consultar a Justiça Eleitoral sobre o tempo necessário para a preparação e realização do plebiscito. Segundo Mercadante, a ideia é realizar a consulta popular "o mais rápido possível".
Juristas, ministros do STF e a OAB condenaram a convocação de uma Constituinte, que também não tem o aval do vice-presidente da República, Michel Temer. Para os críticos, uma Constituinte só pode ser convocada em momentos de ruptura.
Renan propõe criar passe livre
Alvo de manifestações, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), anunciou uma agenda positiva com propostas que serão votadas em resposta às manifestações. Ele listou projetos que serão analisados nos próximos dias.
O conjunto inclui desde mudanças em leis anticorrupção a propostas nas áreas de educação e segurança. Renan suspendeu o recesso parlamentar no mês de julho, que começa no dia 18, até que todas as propostas sejam votadas.
Em um discurso em que pregou a "humildade" e a sintonia aos anseios da população, o presidente apresentou um projeto de lei de sua autoria que cria o passe livre para estudantes, uma resposta às manifestações que se originaram em pedidos de redução do preço das passagens de transporte coletivo. A ideia é usar parte dos royalties do pré-sal para bancar o transporte gratuito em todas as cidades.
Renan admitiu que Dilma não ouviu os senadores, em um recado direto à presidente:
– O Congresso, como sempre, dará as respostas. Iremos ajudar ativamente a implementar os pactos apresentados pela presidente à nação. Talvez não haja tido tempo de consultar o Congresso. Mas vamos, mesmo assim, cooperar e nos comportaremos como facilitadores da mudança.
Em mais um recado à presidente, Renan disse que o Congresso é "favorável" à ideia de redução no número de ministérios do governo federal.
Barbosa nega candidatura
O presidente do STF, Joaquim Barbosa, ecoou o discurso dos manifestantes por menos partidos, disse que o povo cansou de conchavos e defendeu maior participação popular nas decisões. Depois de se reunir com a presidente Dilma Rousseff, Barbosa defendeu a possibilidade de pessoas que não sejam filiadas a partidos poderem se candidatar, mas disse ele que não pretende disputar eleições:
– Não tenho a menor vontade de me lançar candidato a presidente.
Barbosa afirmou que há "um sentimento difuso na sociedade" em favor da diminuição do peso dos partidos na vida brasileira. Ele enfatizou que o povo deve ser chamado a se manifestar sobre a reforma política:
– Temos de ter consciência de que há necessidade no Brasil de incluir o povo nas discussões sobre reforma. O Brasil está cansado de conchavos de cúpula. O que se quer hoje no Brasil é o povo participando das decisões.
Nota do editor(Guimarães): E por intermédio dos conselhos isso pode ser realidade, desde que os gestores queiram.
Retirada verba para a Copa
Em resposta aos questionamentos das manifestações aos gastos feitos com os grandes eventos esportivos, os deputados retiraram R$ 43 milhões que seriam destinados às despesas com telecomunicações para a Copa.
Os recursos estavam previstos em uma medida provisória e seriam usados em uma rede de transmissão de vídeo e dados. O PPS apresentou o destaque para retirar os valores e comemorou a aprovação como sendo uma retirada de verba da Fifa, organizadora do evento.
– Estamos dizendo um não para essa festança com o dinheiro público. A presidente foi à TV, em cadeia nacional, para afirmar que não havia dinheiro público na Copa do Mundo e na Copa das Confederações. Aqui, nessa medida provisória, que coloca R$ 43 milhões do dinheiro dos brasileiros na Fifa, está o desmentido – disse o líder do PPS, Rubens Bueno (PR).
Avança redução de tributos
A redução de tarifas de transporte público por meio de desoneração tributária federal foi aprovada por unanimidade e em caráter terminativo pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. Os parlamentares incluíram emendas ao projeto que prevê essa possibilidade, mas a apreciação desses pontos adicionais ficou para a próxima terça-feira.
De acordo com o projeto, fica instituído o Regime Especial de Incentivos para o Transporte Coletivo Urbano e Metropolitano de Passageiros (Reitup) com isenção de tributos, que deve baratear o custo do transporte público. O projeto tramita no Congresso há 10 anos.
Para entrar em vigor, o PL que desonera os custos para as empresas tem de voltar a uma comissão especial da Câmara, por conta das emendas. Dentre elas, estão mais transparência nas planilhas de custo das companhias, auditoria externa para o serviço e aplicação da Lei de Acesso à Informação aos contrato.

ZERO HORA