Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

17 de maio de 2013

Smed lança terça-feira Adote um Escritor 2013

Foto: Guilherme Daroit/Divulgação PMPA
Projeto Baú de Histórias...Era uma vez será apresentado no encontro
Projeto Baú de Histórias...Era uma vez será apresentado no encontro
Coordenadores do Programa Adote um Escritor participam, na terça-feira, 21, às 9h, do lançamento da 12ª edição do Programa de Leitura Adote um Escritor. Neste ano, a biblioteca da Secretaria Municipal de Educação (Smed) será a responsável pela coordenação do Adote. A reunião, que ocorrerá no auditório da secretaria (rua dos Andradas, 680,6º andar, Centro Histórico),com a participação de representantes das 96 escolas da rede - que começarão a trabalhar com os alunos a edição 2013  -, além da equipe pedagógica da secretaria, e representação da Câmara Rio-Grandense do Livro, parceira da Smed no Programa. Durante o lançamento, acontecerá o Sarau Elétrico, com a presença da jornalista Kátia Suman e dos escritores Luís Augusto Fischer e Claudia Tajes, que abordarão o tema "Leituras não obrigatórias".
Também na terça-feira, às 14h, na biblioteca, haverá uma formação com integrantes da educação infantil e equipe da biblioteca da Smed para os coordenadores das instituições conveniadas à prefeitura. São esperados coordenadores de 24 instituições para a apresentação do projeto-piloto ‘Baú de Histórias...Era uma vez...”
A partir desse projeto, - originado de outro o “Malateca”, de iniciativa da professora Andréa Rossi, da Smed -, personagens de histórias infantis e a magia da literatura começarão a chegar a essas instituições.  Segundo Neiva Alves de Siqueira, assessora da biblioteca, o projeto beneficiará seis instituições de cada uma das quatro regiões, totalizando 24 nesta primeira etapa. Está prevista para o final de maio a chegada dos  baús às primeiras 4 instituições: Seis Moranguinhos (região Leste), Acompar II Santo Agostinho (região Norte), Renovar da Esperança II (região  Sul) e Tio Zé (região Oeste).
A iniciativa pretende oportunizar o contato com a leitura, além de garantir experiências de interação de crianças com as linguagens oral e escrita. "A ideia do formato em baú foi pensada,  porque o objeto remete ao imaginário, desperta a noção de tesouro, de preciosidade", justificou Adriana Gomes, coordenadora da biblioteca.
Texto de: Eliana Ferrari Dutra
Edição de: Álvaro Luiz Oliveira Teixeira
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.