Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

22 de maio de 2013

Professores participam de curso de música


Foto: Mirele Pacheco/Divulgação PMPA
Professora Sílvia Nunes Ramos apresentou, na abertura, teorias do cotidiano
Professora Sílvia Nunes Ramos apresentou, na abertura, teorias do cotidiano
Começou na manhã desta quarta-feira, 22, o curso Educação Musical destinado a professores da Rede Municipal de Ensino (RME) de Porto Alegre. O primeiro encontro reuniu, aproximadamente, 40 professores no auditório do 5º andar da Secretaria Municipal de Educação (Smed), bairro Centro Histórico. 
 
Na abertura foram apresentadas teorias do cotidiano como perspectiva para a aula de música, com a professora doutora em Educação Musical da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Sílvia Nunes Ramos.  A proposta terá continuidade em mais sete aulas mensais até dezembro deste ano. 
 
O objetivo é debater possibilidades e articulações existentes nos processos de ensino e aprendizagem da música, incluindo o cotidiano, a mídia e as diferentes escutas musicais. A assessora em Educação Musical da Smed, Cristina Rolim Wolffenbuttel, destacou a participação da plateia com questionamentos e debate, além da colaboração da professora Silvia ao compartilhar conhecimento com os docentes. 
 
Para os próximos encontros serão abordados temas desenvolvidos junto a escolares da rede pública, por meio de pesquisas relativas às diversas aprendizagens musicais executadas por Silvia. Questões como escuta musical portátil, além de música da televisão no cotidiano de crianças e diversidade, compõem o programa do curso que terá duração total de 40 horas. O evento conta com apoio da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
 
Perfil - Silvia Nunes Ramos é doutora e mestre em Educação Musical pela Ufrgs. Possui especialização em Educação Psicomotora pela Faculdade Portoalegrense (Fapa); licenciada em Educação Artística com habilitação em Música, pelo Instituto de Artes da Ufrgs. Atuou como professora do Centro Universitário Univates, Universidade de Santa Cruz do Sul e Colégio Anchieta. 
 
Suas pesquisas abordam cotidiano e educação musical, além de mídias na cultura infantil e juvenil, materiais didáticos em música e formação de professores. Possui, também, artigos publicados. As conclusões de seus estudos sugerem o surgimento de metodologias para ensino de música, considerando os produtos da mídia como ponto de partida para ações pedagógicas na educação básica. 
 
As aulas seguintes ocorrerão nos dias 18/06; 09/07; 13/08; 17/09; 15/10; 19/11; 10/12, das 9h às 11h30, no auditório do 5º andar da Smed (rua dos Andradas, 680), bairro Centro Histórico.
 
Restam algumas vagas e as inscrições podem ser feitas por meio do preenchimento de ficha, clicando AQUI
 
Informações com Cristina Rolim Wolffenbuttel pelo e-mail: extensao.artes@yahoo.com
 


/ensino
Edição de: Gilmar Martins
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.