Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

15 de maio de 2013

Prefeitura participa da 5ª Conferência Nacional das Cidades

O prefeito José Fortunati recebeu nesta quarta-feira, 15, o convite para participar da etapa municipal da 5ª Conferência Nacional das Cidades, que acontece nos dias 24 e 25 deste mês. Em audiência com os representantes de 19 entidades que coordenam e participam do evento em Porto Alegre, Fortunati agradeceu o convite e disse que o vice-prefeito, Sebastião Melo, estará presente nos debates. O prefeito não poderá participar porque durante esse período ele integra a Missão de Porto Alegre a São Francisco, nos Estados Unidos.

Além do vice-prefeito, também participaram da reunião o secretário municipal de Governança Local, Cezar Busatto, e seu adjunto, Carlos Siegle. Junto com representantes de associações, sindicatos e órgãos governamentais, eles discutiram os rumos da conferência e seus impactos em nível municipal, baseados nos temas propostos pela Conferência Nacional.

O grupo de entidades ligadas ao evento estuda a criação de um Conselho Municipal da Cidade. Atualmente, as políticas públicas, ações e decisões tomadas pelo governo precisam passar pelo Fórum de Conselhos Municipais de Porto Alegre, que reúne 25 conselhos de diferentes áreas. “Todas as nossas decisões são tomadas baseadas na participação dos moradores de Porto Alegre. Nós respeitamos e prezamos a atuação dos conselhos porque dois terços de seus membros são representantes da sociedade civil. Então, nós temos que debater a criação de um novo conselho com a comunidade para analisar se realmente é necessário e para decidir qual o melhor caminho”, disse Fortunati.

5ª Conferência Nacional das Cidades - Sob o slogan “Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já!”, o evento será presidido em Brasília, no período de 20 a 24 de novembro de 2013. A etapa municipal ocorre nos dias 24 e 25 de maio. Dentre os temas discutidos, estão a mobilidade urbana com as obras da Copa do Mundo de 2014 e a regularização fundiária das comunidades.
 


/cidade /conselho /governanca
Texto de: Melina Fernandes
Edição de: Manuel Petrik
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.