Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

13 de maio de 2013

Porto Alegre terá Lei de Incentivo à Inovação

Foto: Cristine Rochol/PMPA
Projeto foi entregue à Câmara pelo prefeito Fortunati e pela secretária de Inovação
Projeto foi entregue à Câmara pelo prefeito Fortunati e pela secretária de Inovação
Empresas, universidades e empreendedores de Porto Alegre que investem em atividades de inovação, ciência e tecnologia deverão receber apoio para desenvolver suas atividades. É o que propõe o Projeto de Lei Complementar que estabelece a Lei Municipal de Inovação, apresentado nesta segunda-feira, 13, à Câmara Municipal de Vereadores. Entre os incentivos, estão previstos benefícios fiscais como redução de tributos municipais, isenções de taxas, além da criação de um fundo para fomentar programas em empresas de base tecnológica e para o desenvolvimento de pesquisas. (fotos) (vídeo)
 
A iniciativa foi idealizada pelo Gabinete de Inovação e Tecnologia - Inovapoa, que tem a missão de promover o crescimento sustentado, geração de renda e inclusão socioeconômica em Porto Alegre, por meio da execução de políticas públicas de fomento à inovação e ao desenvolvimento científico e tecnológico.
 
O prefeito José Fortunati, junto com o vice, Sebastião Melo, e a secretária municipal de Inovação e Tecnologia, Deborah Villela, entregou o projeto de Lei ao presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, Thiago Duarte, na tarde desta segunda-feira, 13. Na audiência, Fortunati destacou a importância dessa iniciativa para melhorar a qualidade de vida da população e os serviços prestados aos moradores no futuro. “É impossível pensarmos no desenvolvimento de uma cidade sem pensarmos na inovação. Por isso, Porto Alegre deve investir fortemente nas novas tecnologias. Não somente para que as pessoas tenham lazer e diversão da forma mais adequada, mas para que isso fomente geração de renda, geração de empregos e seja um dos sustentáculos do desenvolvimento da Capital. Quanto mais investirmos em novas tecnologias a serviço do cidadão, melhor será a sua qualidade de vida”, declarou o prefeito.
 
O projeto - A secretária do Inovapoa explicou que o projeto foi elaborado em parceria com diversas secretarias municipais, universidades, associações e conselhos do setor e representantes do empresariado. Além dos benefícios fiscais, prevê apoio financeiro, estímulo aos arranjos produtivos locais e o fomento aos parques tecnológicos e incubadoras criativas.
 
“É uma iniciativa que precisa da participação de todos para dar certo. As universidades, por exemplo, são o maior meio de inovação que a gente tem. São celeiros de conhecimento e informações. Então, essa articulação das universidades com o governo e com a iniciativa privada é muito importante. Para obtermos sucesso é fundamental a transferência de informação e tecnologia entre as universidades, o governo e as empresas”, disse Deborah Villela.
 
O presidente da Câmara explicou que a matéria passa agora pela Comissão de Constituição e Justiça e em outras comissões relacionadas ao tema. Depois segue para votação em plenário. “É claro que, em função da magnitude do projeto, temos que dar uma prioridade no trâmite. Temos que dar atenção especial porque todo o investimento em inovação, ciência e tecnologia retorna às comunidades como melhoria da qualidade de vida das pessoas”, afirmou Thiago Duarte.
 
Também participaram do ato de entrega do Projeto de Lei Complementar o diretor-presidente da Procempa, André Imar Kulczynski, e os secretários municipais de Gestão, Urbano Schmitt, de Direitos Humanos, Luciano Marcantônio, e da Fundação de Assistência Social e Cidadania, Kevin Krieger.
 
Missão ao Vale do Silício
O prefeito José Fortunati aproveitou a oportunidade para anunciar a Missão de Porto Alegre ao Vale do Silício, nos Estados Unidos, que terá a participação da prefeitura. A agenda oficial da Missão começa na quarta-feira da semana que vem, dia 22, em São Francisco, na Califórnia. O grupo de autoridades, representantes de universidades, empresários e jornalistas participarão de uma série de reuniões e trocas de experiências com lideranças norte-americanas na área da inovação, ciência e tecnologia. O objetivo é divulgar Porto Alegre como a porta de entrada para empresas, universidades e entidades do setor. “Nós queremos estabelecer uma forte parceria com os norte-americanos e consolidar a nossa Capital como um polo brasileiro no desenvolvimento de novas tecnologias”, disse Fortunati.

A cidade será apresentada para lideranças empresariais inovadoras, como as de San Francisco Park, Jay Primu, Stella&Dot, Global Innovation Summit, Singularity University, Linkedin, Google e Laboratório de Pesquisas da IBM. O retorno está previsto para o dia 28. 


/inovacao
Texto de: Melina Fernandes
Edição de: Fabiana Kloeckner
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.