Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

29 de maio de 2013

Porto Alegre recebe mais um espaço para a cultura


Com a presença do secretário de Estado da Cultura, Assis Brasil, na tarde dessa segunda-feira (27) foi inaugurado o Espaço Prelúdio, localizado no andar Térreo da sede Centro do Instituo Federal RS – Campus Porto Alegre, ao lado da Biblioteca Clóvis Vergara Marques. O espaço foi  reformado recentemente e será  destinado às atividades do Projeto Prelúdio e do curso Técnico em Instrumento Musical do IFRS – Campus Porto Alegre.
Assis Brasil ressaltou a importância do momento e do papel do IFRS em projetos relacionados á educação e cultura. “ Nós estamos vendo algo que é típico de sociedades desenvolvidas e dignas, que é preparar as novas gerações. E no caso, ainda, especificamente, naquilo que se refere à educação musical. O Instituto Federal está cumprindo a sua missão, e isto é muito bom, ver como uma instituição acadêmica está abrangendo todas as áreas de atuação como o ensino, a pesquisa, a extensão. E a preparação de novos músicos significa, primeiro, a consagração de um grande e vitorioso projeto, que nós todos e o Rio Grande todo conhece, e em segundo lugar, mostra a disponibilidade generosa do Instituto Federal para com a cultura”,  colocou o secretário.
Em seguida, o diretor-geral Paulo Sangoi, destacou o desafio de assumir o Projeto Prelúdio quando transferido da UFRGS para o IFRS no final de 2008, e sua evolução ao longo desses quatro anos, trabalho que resultou na criação do curso Técnico em Instrumento Musical e do Programa de Formação Continuada de Professores em Música, realizados pelo Campus Porto Alegre. “Um dos desafios que nós assumimos, de fato foi o Projeto Prelúdio. É um projeto que só foi possível por conta de toda a comunidade, especialmente os professores e os técnicos que estão no Projeto Prelúdio. Essa sede veio para isso, para que possamos oferecer mais e mais para a comunidade, que é quem ganha com isso”, ressaltou Sangoi.
A Reitora do IFRS, Cláudia Schiedeck Souza, também agradeceu aos agentes que colaboraram na consolidação do Projeto Prelúdio e de seu novo espaço, e colocou que o desafio futuro é levar o Projeto Prelúdio para que seja implantando nos demais campus do IFRS.
A professora Nidia Kiefer, responsável pela criação do Projeto Prelúdio, que teve sua origem na UFRGS, emocionada, descreveu a batalha do projeto desde o seu início, para conquistar um espaço físico. Durante anos, os professores, alunos e coordenação do projeto não tinham local fixo para suas aulas e ensaios, e deslocavam-se de um lugar para o outro diariamente. “Iniciado em sua instituição como projeto de educação musical de crianças e jovens, em 2 de agosto de 1982, até hoje o Projeto Prelúdio buscou melhorias de condições de seu espaço físico, e acima de tudo, um espaço definitivo. Hoje, assumir com muito carinho e respeito pelo Instituto Federal de Educação e Tecnologia, o antigo Projeto Prelúdio, atual aqui, deixa de ser um “sem eira nem beira”; continua sua caminhada com a dignidade que a educação musical das crianças e dos jovens merece”, declarou a professora.
Ao final da cerimônia, a placa de instalação do Espaço Prelúdio foi descerrada, marcando o ato solene. Também estiveram presentes ao evento o Diretor do Museu de Arte Contemporânea do RS (MACRS), André Venzon; o Secretário de Comunicação da UFRGS, Ricardo Schneiders, representando o Reitor da Universidade; o Pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do IFRS, Osvaldo Casaris Pinto; o Pró-reitor de Ensino do IFRS, Amilton Figueiredo; e o Pró-reitor de Pesquisa e Inovação do IFRS Julio Xandro Heck, e o ex-secretário da SETEC/MEC, Eliezer Pacheco, atual secretário de Educação do município de Canoas.
O projeto
O Projeto Prelúdio é um programa de Extensão do Campus Porto Alegre que tem como proposta desenvolver a musicalidade de crianças e jovens da comunidade, ensinando-as a cantar, tocar e integrar a música no cotidiano, através de cursos e oficinas. Além disso, abrange as aulas de dois cursos técnicos do Campus, o Técnico em Instrumento Musical – Flauta Doce e Técnico em Instrumento Musical – Violão.

Texto: Assessoria IFRGS
Edição: Asscom Sedac