Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

22 de maio de 2013

Neste sábado tem Sarau na Casa do Artista Riograndense - Mausoléu da casa


Neste sábado tem Sarau na Casa do Artista Riograndense
Espetáculos de vários gêneros fazem parte da programação que tem entrada franca
Depois do sucesso da primeira edição da temporada de saraus, que aconteceu em abril, mais um evento já está agendado. É neste sábado, 15 horas, na Casa do Artista Riograndense (CAR), que fica na Rua Anchieta, 280, bairro Glória.
Prestigiar o trabalho e elevar a autoestima dos artistas moradores é o objetivo do sarau. Além disso, possibilita a captação de recursos para melhorar a qualidade de vida de quem vive no local. "Quando as pessoas visitam a casa, elas ficam sensibilizadas e passam a ser nossas colaboradoras. Aqui nós precisamos de tudo, desde o amor e a atenção, até recursos materiais para que o espaço funcione melhor", ressalta o presidente da CAR, Luciano Fernandes.
O formato do evento permite que os participantes não sejam apenas espectadores, mas que também possam interagir nos espetáculos. As apresentações incluem música, dança, teatro, poesia, radioteatro e performances, todos realizados nos diversos ambientes da casa, tanto no pátio como na área social. A programação é desenvolvida pelos 10 moradores da casa, entre eles o ator e músico Zé da Terreira, o radioator Carlos La Porta, o cantor Carlos Conde e o ator Sirmar Antunes. Também participam artistas convidados e parceiros do projeto.
O evento, que é realizado desde março de 2012, neste ano conta com incentivo do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) do Governo do Estado. "Este reforço do setor público é o pontapé inicial para nos ajudar a qualificar este trabalho, que até então vinha sendo bancado, totalmente, com a ajuda espontânea da comunidade", completa o presidente.
Saiba mais sobre a casa
Localizada na Rua Anchieta, 280, no bairro Glória, Zona Leste da Capital, a Casa do Artista Riograndense funciona num prédio que pertenceu à tradicional família Rocco e foi adquirido no início dos anos de 1950. Artistas daquela época já se preocupavam e identificavam a necessidade de um local para abrigar colegas, que quando tinham dificuldades em suas carreiras ficavam sem assistência para as necessidades básicas, como alimentação, saúde e moradia, realidade que acontece até os dias de hoje, já que muitos artistas não se encontram em boas condições de trabalho. Com mais de 60 anos, a casa abriga hoje 10 moradores, que dedicaram suas vidas para levar a arte a um número incalculável de pessoas de várias gerações.

Visite: www.casadoartistariograndense.blogspot.com.br ou www.casadoartista.org
Serviço:
O que? Sarau na Casa do Artista Riograndense
Quando? 25 de abril
Horário: 15h
Onde: Rua Anchieta, 280, bairro Glória, Porto Alegre
Ingresso: A entrada é Franca
Como contribuir com a casa
- Banrisul - Ag 0073 - Conta: 06.011348.0-8
Clientes do Banrisul podem autorizar o débito em conta
- Caixa Econômica Federal - Ag: 0428 Operação: 003 - Conta: 1.618-9

Participe de alguma maneira ajudando a recuperar as condições deste espaço que abriga artistas de grande importância na construção do imaginário da população gaúcha!!!
------------------------------
MAUSOLÉU CASA DO ARTISTA RIOGRANDENSE
A Casa do Artista Riograndense se organiza para a construção de um Mausoleu no cemitério São João como forma de respeito e preocupação com nossos artistas com idade mais avançada a fim de oferecer mais uma opção de um espaço especial. No futuro poderemos lembrar com felicidade os que ajudaram a construir a cultura da nossa cidade. A chamada "melhor idade" é prioridade (Lei 10.741/2003 – Estatuto do Idoso) conforme seu artigo terceiro:
"É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Pode r Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária."
Imagem do Projeto:



TÍTULO DE ARRENDAMENTO PERPÉTUO FRENTE:


TÍTULO DE ARRENDAMENTO PERPÉTUO COSTAS:


Atenciosamente,

Casa do Artista Riograndense

------------------------------