Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

10 de maio de 2013

Entrega do Prêmio Moacyr Scliar de Literatura ocorre dia 13



O Prêmio Moacyr Scliar de Literatura celebra, na próxima segunda-feira (13), a finalização da sua segunda etapa, lançada em 2012, e que teve a divulgação de seu vencedor em março deste ano. A cerimônia, que ocorre às 14h30min no Palácio Piratini, homenageia o escritor Altair Martins, premiado com seu livro de contos Enquanto água.
Publicado em 2011 pela Editora Record, o livro vencedor terá uma nova edição de 5 mil exemplares, impressos pela Corag e distribuídos gratuitamente na rede estadual de bibliotecas públicas e em pontos de cultura do Rio Grande do Sul. O autor Altair Martins ainda recebe o valor R$ 150 mil e a editora responsável, R$ 30 mil pela compra dos direitos para distribuir a obra. A comissão julgadora desta edição foi formada por Carlos Nejar, Charles Kiefer, Edson Cruz, Ivana Arruda Leite e Marcelino Freire.
O prêmio
Instituído em 2011, o Prêmio Moacyr Scliar de Literatura é realizado pela Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul, por meio do Instituto Estadual do Livro, e da Associação Lígia Averbuck. O projeto conta ainda o patrocínio da Petrobras e do Banco do Estado do Rio Grande do Sul, apoio da Companhia Rio-Grandense de Artes Gráficas e da Agência Matriz. Ao homenagear uma de suas mais importantes personalidades literárias, o Prêmio pretende fomentar a produção literária, incentivar escritores e contribuir com o enriquecimento e a qualificação dos acervos das bibliotecas públicas. Concorrem livros de poesia e de contos, publicados no Brasil e em língua portuguesa, de 01 de janeiro a 31 de dezembro, por autores nacionais, nos dois anos anteriores à edição de cada premiação.
A cada edição, uma categoria é privilegiada: em 2011, Prêmio Moacyr Scliar de Literatura – Categoria Poesia; em 2012, Prêmio Moacyr Scliar de Literatura – Categoria Conto. Nos próximos anos, sempre haverá alternância: em um ano, poesia; no outro, conto.

O vencedor:
Altair Martins nasceu em Porto Alegre, em 1975. É doutorando em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ministrou a disciplina de Conto no Curso Superior de Formação de Escritores da Unisinos. Foi vencedor do Prêmio Guimarães Rosa, da Radio France Internationale, por duas vezes (1994 e 1999). Ganhou também o Açorianos (2000 e 2009), o Josué Guimarães (2001), o Luiz Vilela (2000), entre outros. Em 2009 ganhou o Prêmio São Paulo de Literatura com o romance A parede no escuro. Tem textos publicados em Portugal, Itália, França e EUA. Em 2012 o livro Enquanto água foi finalista do Prêmio Jabuti, na categoria contos e crônicas; e ganhou o Prêmio Açorianos, na categoria contos.