Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

25 de maio de 2013

5ª Conferência das Cidades prossegue neste sábado

Foto: Indaiá Dillenburg/Divulgação PMPA
5ª Conferência das Cidades - Grupo 3: Função Social da propriedade
 5ª Conferência das Cidades - Grupo 3: Função Social da propriedade
Foto: Indaiá Dillenburg/Divulgação PMPA
5ª Conferência das Cidades - Grupo 3: Função Social da propriedade
5ª Conferência das Cidades - Grupo 3: Função Social da propriedade
A etapa Porto Alegre da 5ª Conferência das Cidades, cuja abertura aconteceu na noite de sexta-feira, 24, ocorre na Câmara Municipal durante este sábado, 25. Quatro grupos debatem os temas apresentados por ocasião da abertura, quando foi também aprovado o Regimento Interno da 5ª Conferência. (fotos) 
Os quatro grupos debateram durante a parte da manhã. O primeiro grupo abordou o tema controle social, gestão democrática da cidade e participação popular no Conselho Municipal das Cidades. Sob a coordenação da vereadora Jussara Cony, o grupo contou com a participação dos secretários municipais adjuntos de Governança Local, Carlos Siegle, da Educação, Maria da Graça Paiva, e da Mulher, Waleska Vasconcelos.
O segundo grupo debateu o impacto das obras da Copa do Mundo 2014. Os secretários municipais adjuntos de Gestão, Ronaldo Garcia, e de Habitação, Marcos Botelho, fizeram parte do grupo, cuja facilitadora foi Lucimar Siqueira.
Função social da propriedade, regularização fundiária e acesso à terra, além de conflitos fundiários urbanos em Porto Alegre, foram os temas debatidos pelo grupo 3, que teve a participação da arquiteta Solvia Carpenedo do Demhab e como facilitadora, Carla Moroso.
O quarto e último grupo debateu transversalidades das políticas urbanas de Porto Alegre. Esse grupo contou com a coordenação de Getúlio Vargas, da Uampa.
No período da tarde, no Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal, os grupos apresentam os resultados de suas discussões, apresentam moções e elegem os delegados que representarão Porto Alegre na conferência estadual, na qual serão escolhidos os 83 representantes do Estado para o evento nacional, de 20 a 24 de novembro, em Brasília (DF).
5ª Conferência Nacional das Cidades - Tem o objetivo de ouvir a sociedade brasileira sobre temas relativos à Política Nacional de Desenvolvimento Urbano e orientar ações do Ministério das Cidades. A temática geral da quinta edição é “Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já”. No total, 2,4 mil delegados deverão comparecer ao encontro em Brasília, em novembro, com direito a voz e voto. Será permitida a participação de observadores. O conjunto de delegados será formado por gestores, administradores públicos e legislativos federais, estaduais, municipais e distritais, representantes de movimentos populares, de entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa, de ONGs da área de desenvolvimento urbano, trabalhadores e empresários. 


/cidadania
Texto de: Indaiá Dillenburg
Edição de: Vanessa Oppelt Conte
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.