Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

29 de abril de 2013

Semana Indígena de escola encerra com participação da comunidade

Foto: Divulgação/PMPA
Palestras, cinema, contação de histórias e dança fizeram parte das atividades Palestras, cinema, contação de histórias e dança fizeram parte das atividades
Foi encerrada sexta-feira, 26, a 2ª Semana Indígena do Chapéu, organizada pelo Laboratório de Inteligência do Ambiente Urbano Cia. Ambiental, sob coordenação da professora Patrícia Russo. Entre as atividades, aconteceram sessões de cinema, contação de histórias, palestras e apresentações de dança. Na quinta-feira, 25, durante reunião pedagógica, a instituição recebeu a presença dos líderes João Padilha e Iracema Padilha, da comunidade kaingang do Jari, além do antropólogo Walmir Pereira, diretor do Museu Antropológico do Rio Grande do Sul.
A vice-diretora da Chapéu, Ediane Bardone, destacou o empenho que a escola tem em atender às Leis 11.645/08 e 10.639/03, que tratam da obrigatoriedade do trabalho com as culturas indígenas e afrobrasileiras, respectivamente. Já Walmir salientou a importância de se superar a comemoração do dia do índio, além de se pensar em ações que envolvam com maior profundidade o estudo das diferentes etnias, por meio do diálogo de saberes entre academia e povos originários. Contextualizando a situação kaingang no Estado, João Padilha relatou um pouco do histórico de luta de seu povo. Utilizando argumentos para que não se utilize a denominação "índios" como se todas as etnias fossem iguais, afirmou que "o país tem que aceitar a diferença".
"A 2ª Semana Indígena na Chapéu do Sol apresentou uma visão de educação ambiental que trabalha com o respeito ao outro e às diferenças. O pioneirismo da Chapéu em entender e tratar a questão incluindo no debate não só a vertente ambiental, mas abrangendo as relações sociais, torna essa escola mais uma vez referência em nossa rede", afirmou a assessora em Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação, Andréa Ketzer Osorio.
A professora Patrícia Russo destacou o envolvimento de toda a escola na participação das atividades da semana, que passa a fazer parte do calendário anual da instituição.
Texto de: Tiago Nequesaurt
Edição de: Caren Mello
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.