Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

24 de abril de 2013

Mostra organizada pelo Atelier Livre é inspirada na literatura

Foto: Divulgação/PMPA
Na próxima segunda-feira, 29, às 17h, no Museu de Ciências Naturais, localizado no Jardim Botânico, será inaugurada a exposição "O Jardim do Rei: uma visão poética da História Natural de Buffon". Sob a orientação de Ana Flávia Baldisseroto e proposição artística de Silvia Livi, 17 artistas, todos integrantes do Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre, irão mostrar seus trabalhos de arte contemporânea inspirados no livro histórico do famoso naturalista francês Georges Louis Leclerc, Conde de Buffon (1707 – 1788).

A exposição “O Jardim do Rei: uma visão poética da História Natural de Buffon” foi desencadeada pela iniciativa de Silvia Livi em oferecer aos colegas do Curso das Inquietações, oficina desenvolvida no Atelier Livre sob a orientação da artista Ana Flávia Baldisserotto, folhas de edição recente do livro do século XVIII de Georges Louis Leclerc, Conde de Buffon (1707 – 1788). Inicialmente caracterizada como uma troca afetiva, a proposta acolhida pelo grupo resultou em trabalhos que surpreendem por sua diversidade de abordagens, delicadeza poética e inventividade.

O desejo de partilhar esta produção foi acolhido pelo Museu de Ciências Naturais da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul, num encontro que evidencia os laços de pesquisa artística com o livro original “História natural geral e particular”, de Buffon.

Além de apresentar uma leitura poética da obra de Buffon, intendente do Jardim do Rei em Paris, onde foi reunida uma imensa coleção de espécimes zoológicos e botânicos e material de pesquisa geológica, biológica, paleontológica e mineralógica, a exposição será uma oportunidade de apreciar exemplares históricos dos livros de Buffon do acervo da biblioteca da Fundação Zoobotânica/RS, gentilmente cedidos para esta mostra.

Participam da exposição: Ana Flávia Baldisserotto (orientação), Silvia Livi (proposição artística), Betina Borne, Carlos Zart, Claudia de Menezes, Eda da Cunha Pinto, Eliane Bruél, Elisa Tesseler, Eneida Ströher, Maria Helena Constantino, Marihê, Marinês Spagnol, Neca Sparta, Neide CPinto, Rachel Fontoura, Rogerio Livi, Selir Straliotto, Taís Bruck, Tatiana Migowski.

Visitação: de 30 de abril a 28 de julho, de terça a domingo, das 10h às 12h e das 13h às 17h
Local: sala de exposição Prof. Dr. José Willibaldo Thomé do Museu de Ciências Naturais da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul (rua Dr. Salvador França, 1427, bairro Jardim Botânico)

/cultura
Edição de: Vanessa Oppelt Conte
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.