Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

15 de abril de 2013

Júri do Prêmio Açorianos de Dança 2013



O Centro de Dança O Prêmio divulga a composição do Júri do Prêmio Açorianos de Dança 2013. São 33 profissionais da área indicados pela comunidade da dança que terão a missão de avaliar a produção da cidade. O atual formato – que contempla um grande júri e juris específicos por gênero - foi definido no ano passado a fim de ampliar o alcance do Prêmio e o reconhecimento da diversificada produção de nossa cidade.
Balé Clássico, Jazz, Sapateado, Danças Urbanas, Dança Contemporânea, Dança de Salão, Flamenco, Dança do Ventre e Danças Folclóricas/Étnicas) serão julgados por júris específicos. Para avaliar as categorias espetáculo do ano, bailarino, bailarina, coreografia, cenografia, figurinos, iluminação, direção, produção e trilha sonora o Açorianos conta com um grande júri formados por 10 profissionais das mais variadas áreas. O Açorianos também destaca projetos de formação e difusão e novas mídias em dança. A cerimônia de entrega é no dia 17 de dezembro.

O Edital do Prêmio Açorianos de Dança 2013 está disponível em: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/smc/default.php?reg=392&p_secao=184

Outras informações podem ser obtidas através do fone 3289.8065 ou 3289.8063, ou através do e-mail tomazzoni@smc.prefpoa.com.br

Grande Júri
(responsável pela avaliação dos espetáculos inscritos nas 10 categorias do Prêmio)

Carolina Dias: Formada em Educação Física (PUCRS/2006); Especialista em Dança (PUCRS/2009); Mestre em Ciências do Movimento Humano (UFRGS/2011). Iniciou sua trajetória no campo da dança através da prática do Jazz e do Street dance no ano de 1994. Atualmente é professora e sócia proprietária da Oito Tempos Danças de Salão de Porto Alegre.

Clóvis Rocha: Professor e Coreógrafo; Graduado em Educação Física pela UFRGS; Mestrando em Estudos Culturais na ULBRA; Diretor do Grupo Andanças/UFRGS; Diretor do Festival Internacional de Folclore de Porto Alegre; Presidente da Associação Portoalegrense de Artes Populares; Vice-presidente da ASGADAN; Integrante da Comissão de Avaliação e Seleção do FUMPROARTE; Autor do livro ABC das Danças Gaúchas de Salão.

Daniele Zill: Integra desde 2001 como bailarina, coreógrafa e produtora, a premiada Cia de Flamenco Del Puerto. Atua como professora de Arte Flamenca, ministrando classes diárias na Escola de Flamenco Del Puerto.Tem formação conservatorial em música (piano) e formação acadêmica em Fisioterapia.

Diego Mac: Graduado em Dança, Especialista e Mestre em Poéticas Visuais. Desenvolve pesquisas poético-teóricas entre dança, cultura popular, imagem e tecnologia. Diretor, coreógrafo e bailarino do Grupo Gaia – Dança Contemporânea. Diretor artístico da Muovere Cia. de Dança.
Gabriela Santos: Estuda dança desde 1994. Graduada em Ed. Física, é professora de Sapateado e Hip Hop em 7 escolas de Porto Alegre. É coreógrafa e sapateadora do Natal Luz de Gramado, da Devir Tap Band e do Groovin’ Tap. Dançou na Ânima, no Batida de Rua e na Cia Laboratório da Dança. Participou de cursos e festivais nacionais e internacionais, sendo contemplada com bolsas para o Tap in Rio (2013), LA Tap Fest (2012) e NY Tap City (2011). Foi Destaque em Sapateado do Prêmio Açorianos (2012).

Jô de Jesus: Bailarina, coreógrafa e professora de Balé e Jazz. Mestre em "Ciencias Aplicadas a la Actividad Física y al Deporte" pela Universidad de Córdoba - Espanha, Graduada em Educação Física - Bacharel em Treinamento Físico e Desporto pela Universidade Luterana do Brasil. Iniciou seus estudos com Lenita Ruschel. Fundou na década de 80, o Studio de Dança Jô de Jesus, formando toda uma geração de bailarinos na Zona Norte da cidade. Estudou com mestres como Jô-Jo Smith, Marli Tavares, Cecy Frank, Tony Petzhold e Nina Verchinina

Juliana Werner: Educadora física, instrutora de Pilates, pesquisadora do movimento e bailarina contemporânea. Especializanda em Método Pilates e Mestre em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS, onde desenvolveu sua pesquisa sobre questões históricas do tango em película homônima de Carlos Saura. Atualmente desenvolve pesquisa na área de dramaturgia da dança, além de estar realizando a tradução do livro "The Axis Syllabus - Universal Motor Principles" de Frey Faust.

Ricardo Ferraz (Mike): Professor e pesquisador de Hip Hop e especializado em Step; Campeão Sul Americano de Step e Vice Campeão de Hip Hop em 2007 pela LIBRAF; Vencedor do prêmio Movie Art e Dança de melhor Ensaiador/RS 2008; Instrutor de Street Dance: Ballet Lenita Ruschel, Boa Forma, Action, Sogipa e Ballet Gutierres; Instrutor de Step nas academias: Athletic Center e Gala; Participante das últimas 5 edições do evento FULL FITNESS DAY; Diretor e coreografo do grupo ALPHA COMPANY (desde 2002) vencedor de vários prêmios de hip hop;

Raul Voges: Formação em Ballet Clássico e Dança Contemporânea em Porto Alegre/RS e aperfeiçoamento em São Paulo. Professor, Bailarino e Coreógrafo/Pesquisador. Foi Diretor Artístico e Professor da Fundação Casa da Pedra/SP e Professor das Oficinas Culturais do Governo do Estado São Paulo.Atua como professor de Ballet Clássico e Dança Contemporânea em Escolas de Porto Alegre e Pesquisa Movimento e Dramaturgia paralelamente à Estudos do Corpo baseados em obras de autores que estudam a Filosofia da Diferença. Bailarino e intérprete/colaborador na Cia Terpsi Teatro de Dança-POA.


Roberta Malheiros: Graduação em Dança: Licenciatura, UERGS/FUNDARTE (2005). Especialização em Dança, PUC/RS (2009). Professora da Rede Municipal de Porto Alegre desde maio/2010. Formação de Dança do Ventre pela Escola Harém, onde atua como professora e bailarina. Desenvolve sua pesquisa coreográfica em dança, unindo a dança do ventre e abordagens contemporâneas.

Jurados das Categorias Destaque

Danças Étnicas

Clóvis Rocha: Professor e Coreógrafo; Graduado em Educação Física pela UFRGS; Mestrando em Estudos Culturais na ULBRA; Diretor do Grupo Andanças/UFRGS; Diretor do Festival Internacional de Folclore de Porto Alegre; Presidente da Associação Portoalegrense de Artes Populares; Vice-presidente da ASGADAN; Integrante da Comissão de Avaliação e Seleção do FUMPROARTE; Autor do livro ABC das Danças Gaúchas de Salão.

Lucia Brunelli: Possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1980) e especialização em Dança pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004). Mestre em Educação (ULBRA). É coordenadora do curso de Licenciatura em Dança da ULBRA. Atou com Conjunto Folclórico Os Gaúchos, Centro Ítalo Brasileiro e como Coreógrafa da CTG Aldeia dos Anjos, entre outros.


Laura Bauermann: Professora, bailarina e coreógrafa especializada em danças populares, atua desde 2006. Nos últimos dois anos, ministrou Oficinas para o Departamento de Descentralização da Cultura de Porto Alegre. Graduanda em Licenciatura em Dança na UFRGS, participa frequentemente de cursos, congressos e festivais no Brasil e no exterior, como: XV Congresso Brasileiro de Folclore, Congresso Mundial de Salsa do Brasil e XIX Encuentro Patagónico de Danzas Folklóricas Argentinas. Atualmente, integra o Grupo de Brincantes do Paralelo 30 – Folclore e Cultura Popular.

Danças Urbanas

Ricardo Ferraz (Mike): Professor e pesquisador de Hip Hop e especializado em Step; Campeão Sul Americano de Step e Vice Campeão de Hip Hop em 2007 pela LIBRAF; Vencedor do prêmio Movie Art e Dança de melhor Ensaiador/RS 2008; Instrutor de Street Dance: Ballet Lenita Ruschel, Boa Forma, Action, Sogipa e Ballet Gutierres; Instrutor de Step nas academias: Athletic Center e Gala; Participante das últimas 5 edições do evento FULL FITNESS DAY; Diretor e coreografo do grupo ALPHA COMPANY (desde 2002) vencedor de vários prêmios de hip hop;

Fernando Faleiro: Graduado no curso pedagogia da arte – Qualificação dança –UERGS atuou como bailarino de Hip Hop em companhias importantes da cidade como Cia Hip Hop e Batida de Rua. Tem 10 anos de experiência na área do ensino de dança em escolas, escolas de dança e projetos sociais e atualmente desenvolve e compartilha a pesquisa sobre Hip Hop e Dança Contemporânea no NECITRA.

B. Boy Julinho: diretor do Grupo Restinga Crew(Prêmio Açorianos de Destaque em Danças Urbanas 2012). Bailarino, coreógrafo e professor, é um dos precursores do trabalho com dança e educação na comunidade da Restinga.

Sapateado Americano

Gabriela Santos: Estuda dança desde 1994. Graduada em Ed. Física, é professora de Sapateado e Hip Hop em 7 escolas de Porto Alegre. É coreógrafa e sapateadora do Natal Luz de Gramado, da Devir Tap Band e do Groovin’ Tap. Dançou na Ânima, no Batida de Rua e na Cia Laboratório da Dança. Participou de cursos e festivais nacionais e internacionais, sendo contemplada com bolsas para o Tap in Rio (2013), LA Tap Fest (2012) e NY Tap City (2011). Foi Destaque em Sapateado do Prêmio Açorianos (2012).

Daniella Fernandes: Realizou seus estudos de Ballet Clássico, Jazz e Sapateado americano, com os professores Eugênia Klinger, Walter Arias e Heloisa Bertoli., na cidade de Rio Grande. Estudou, ainda, as danças Flamenca e Contemporânea. Com especial interesse no estudo do Sapateado, realizou sua formação com a professora Heloisa Bertoli, atuando em sua escola e grupo como bailarina, professora e coreógrafa., com participação em vários espetáculos, concursos e festivais. Realizou inúmeros cursos de especialização na área, a destacar os ministrados por Kátia Barão, Marchina, Steven Harper e Van Porter.


Karin Ibias: Formada em Pedagogia no ano de 1988 pela PUCRS,pós graduada em Alfabetização em 1989 e também em Lato Sensu em Dança em 2006, iniciou e se formou em ballet pela escola Lenita Rushel Pereira. No ano de 2004 foi a primeira gaúcha a realizar em Porto Alegre o exame de Professora do Royal Academy Of Dance, recebendo o título TEACHER REGISTERED. Aperfeiçoou-se em Sapateado Americano , Dança de Rua, Ballet Clássico, Dança Contemporânea, Dança de Salão, Jazz, Flamenco, Alongamento, Dança do Ventre com diversos professores renomados. Foi integrante do Grupo Imbahá de 1982 à 1992, também foi bailarina do grupo Palco e Cia e da companhia de dança contemporânea Seele Tanz.


Flamenco

Daniele Zill: Integra desde 2001 como bailarina, coreógrafa e produtora, a premiada Cia de Flamenco Del Puerto. Atua como professora de Arte Flamenca, ministrando classes diárias na Escola de Flamenco Del Puerto.Tem formação conservatorial em música (piano) e formação acadêmica em Fisioterapia.


Francine La Rubi: Artista flamenca talhada pelas mais competentes mãos da dança flamenca na Espanha. Ao longo de sua formação como dançarina profissional estudou em importantes e respeitáveis centros de formação em Madri e Sevilha. Possui profundo conhecimento da estética na dança, priorisando sempre a pureza e elegancia no seu baile. Em sua longa carreira artística, que começou quando tinha apenas 9 anos de idade, atuou em importantes "Tablaos" na Espanha e exerceu como maestra não somente no Brasil, como em outros países.


Emily Borghetti: Bailarina e Arquiteta, iniciou seus estudos em flamenco em 1994 na escola Cadica Danças e Ritmos onde desde 2004 ministra aulas de Flamenco e Fusão e integra a cia de danças apresentando diversos espetáculos que além do flamenco incluem danças folclóricas brasileiras e latino americanas. Participou de importantes espetáculos e projetos como o festival de folclore Folkloriada na Coréia do Sul, série Borghetti na Estrada 2013, foi coreógrafa e bailarina premiada no festival Porto Alegre em Dança e coreógrafa da comissão de frente da escola de samba Acadêmicos de Gravataí. Contribuíram para sua formação também alguns nomes do flamenco internacional como Miguel Alonso, Carlos Carbonel, Yanina Martinez, Manuel Liñan, Belém Fernandes, entre outros.

Dança do Ventre

Roberta Malheiros: Graduação em Dança: Licenciatura, UERGS/FUNDARTE (2005). Especialização em Dança, PUC/RS (2009). Professora da Rede Municipal de Porto Alegre desde maio/2010. Formação de Dança do Ventre pela Escola Harém, onde atua como professora e bailarina. Desenvolve sua pesquisa coreográfica em dança, unindo a dança do ventre e abordagens contemporâneas.

Priscia Silvestri: Começou sua formação em balé clássico, fez cursos de patinação artística, de interpretação e montagem de espetáculo. É graduada em dança pela Ulbra. Sua formação em dança do ventre teve como mestras as mais conceituadas profissionais do estado. Buscando especializar-se cada vez mais nesta área fez cursos em Caxias do Sul (RS), Curitiba (PR), Posadas (AR), Buenos Aires e São Paulo (SP) com profissionais do Egito, Canadá e EUA. É Proprietária da Escola Mahaila Adma onde dirigiu diversos espetáculos, além de já ter atuado como bailarina e coreógrafa em vários eventos de dança. Pesquisadora e defensora da prática de dança do ventre na infância. Há dois anos iniciou sua aprendizagem na dança de salão e vem desenvolvendo um trabalho mais específico com a Bachata.


Cristina Soares Melnik: Mestre em Medicina: Ciências Médicas pela UFRGS, Psicóloga, formanda do curso de Licenciatura em Dança da ULBRA, com cinco semestres de Pedagogia da Arte/Dança na UERGS. Tem diversas vivências em dança, envolvendo aulas e apresentações, com foco na Dança do Ventre, e tem experiência com aulas de dança e oncologia e com inclusão. É Professora de Dança desde 2000, Coreógrafa e Dançaterapeuta.

Ballet Clássico

Raul Voges: Formação em Ballet Clássico e Dança Contemporânea em Porto Alegre/RS e aperfeiçoamento em São Paulo. Professor, Bailarino e Coreógrafo/Pesquisador. Foi Diretor Artístico e Professor da Fundação Casa da Pedra/SP e Professor das Oficinas Culturais do Governo do Estado São Paulo.Atua como professor de Ballet Clássico e Dança Contemporânea em Escolas de Porto Alegre e Pesquisa Movimento e Dramaturgia paralelamente à Estudos do Corpo baseados em obras de autores que estudam a Filosofia da Diferença. Bailarino e intérprete/colaborador na Cia Terpsi Teatro de Dança-POA.

Gabriela Hauqui: Com formação em balé clássico , iniciou seus estudos em Porto Alegre na escola de balé
Vera Bublitz . há dez anos, é bailarina do Ballet Concerto. Atuou como solista nos seguintes balés de repertório: Don Quixote , Copéllia , O Quebra Nozes, La Bayadere, Lago dos Cisnes, Les Sylphides, A bela Adormecida , Paquita , O Corsário, dentre outros, também interpretou e interpreta obras neoclássicas e contemporâneas. Em 2012 , ganhou o prêmio Açorianos de dança de destaque em Ballet clássico


Luciana Paludo: Bailarina (bacharel e licenciada em Dança), é mestre em artes visuais e doutoranda em educação. Diretora do Mimese cia de dança-coisa, também faz parte do Coletivo de Dança da Sala 209. Professora da Licenciatura em Dança da UFRGS. Desde 2000 coreografa e interpreta seus próprios solos e estabelece colaborações com outros artistas, da dança, da música e das artes visuais. Já coreografou para o Grupo Experimental de Dança de Porto Alegre e para a Companhia Municipal de Dança de Caxias do Sul. Além das produções individuais, já integrou o elenco da Eduardo Severino cia de Dança (2010) e da Ânima Cia. de Dança (2012).

Dança Contemporânea

Raquel Purper: Formada em Jornalismo pela PUC - RS e em Artes Cênicas - Habilitação em Direção Teatral pela UFRGS - RS. Possui Mestrado em Artes Cênicas pela UFRGS, com dissertação na área da Dança. Participou do Grupo Experimental de Dança de Porto Alegre de 2008 a 2011, atuando como intérprete-criadora em espetáculos como "Eu me faço simples por você" (2008), "Alguma coisa acontece" (2009), "Faz de conta que" (2010) e "Pulp Dance" (2010). Atualmente, é professora do Curso de Licenciatura em Dança da UERGS - RS.


Juliana Werner: Educadora física, instrutora de Pilates, pesquisadora do movimento e bailarina contemporânea. Especializanda em Método Pilates e Mestre em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS, onde desenvolveu sua pesquisa sobre questões históricas do tango em película homônima de Carlos Saura. Atualmente desenvolve pesquisa na área de dramaturgia da dança, além de estar realizando a tradução do livro "The Axis Syllabus - Universal Motor Principles" de Frey Faust.

Wagner Ferraz: Mestrando em Educação/UFRGS. Especialista em Educação Especial e em Especialista em Gestão Cultural. Graduado em Dança. Atuou como Coordenador do Dança do Estado do RS - IEACEN/SEDAC. Editor do Periódico Eletrônico Informe C3 - www.processoc3.com. Já dirigiu, coreografou e atuou como bailarino em vários espetáculos, performances, festivais e mostras de dança sendo premiado várias vezes. Integrou o elenco da Terpsí Teatro de Dança. Ministrou aulas e oficinas de dança para pessoas com e sem deficiência. Compõe o júri de festivais de dança e comissões de seleção de projetos culturais.

Jazz

Jô de Jesus: Bailarina, coreógrafa e professora de Balé e Jazz. Iniciou seus estudos com Lenita Ruschel. Fundou na década de 80, o Studio de Dança Jô de Jesus, formando toda uma geração de bailarinos na Zona Norte da cidade. Estudou com mestres como Jô-Jo Smith, Marli Tavares, Cecy Frank, Tony Petzhold e Nina Verchinina

Carolina Dias: Formada em Educação Física (PUCRS/2006); Especialista em Dança (PUCRS/2009); Mestre em Ciências do Movimento Humano (UFRGS/2011). Iniciou sua trajetória no campo da dança através da prática do Jazz e do Street dance no ano de 1994. Atualmente é professora e sócia proprietária da Oito Tempos Danças de Salão de Porto Alegre.

Edison Garcia: Bailarino, Coreógrafo, Mestre de Ballet, Diretor de Cena e Ensaiador de Dança. Pós Graduado em Dança. Diretor, Coreógrafo, Professor e proprietário da CDEG - Cia de Dança Edison Garcia. Jurado do Carnaval de São Paulo em 2013 (Quesito Mestre Sala e Porta Bandeira). Foi professor da ULBRA das disciplinas: Ballet Clássico e Diretrizes, Legislação e Projetos Culturais. Artigos publicados na FIEP BULLETIN (Federation Internacionale D'education Physique)


Dança de Salão

Marcos Meira: Bailarino, coreógrafo, educador físico formado UFRGS, palestrante e jurado em festivais de dança. Dançou em grupos de folclore gaúcho e Internacional, 35 CTG; C. F. I. "Os Gaúchos" e Grupo Vidança. Professor no Colégio Farroupilha, Projeto Cidade-Escola de Porto Alegre, Colégio Mãe Admirável, Sogipa, além de cursos de sapateado gaúcho e argentino. A partir das danças de salão gaúchas (fandango), ampliou com ritmos mais tradicionais da danças de salão, estudando com renomados professores. Professor de danças de salão, tango e fandango na Cadica desde 2001.


Tracy Freitas: Com oito anos de formação em ginástica rítmica, graduada em Educação Física pela Universidade Luterana do Brasil, Mestranda em educação em Buenos Aires na Universidade Del Salvador. Ministrou aulas e fez apresentações em diversos congressos pelo país e no exterior (Europa e América)
A professora, bailarina e coreógrafa começou a trabalhar com danças de salão no ano de 1998, em shows eventos e aulas.
Diretora e proprietária do Clube Da Dança, onde ministra aulas de Salsa, Samba, West Coast Swing, Zouk, Rueda de Cassino e Forró, coreógrafa da Cia de Dança Tracy Freitas diversas vezes premiada em festivais.


Laura Rosa: Professora, bailarina de tango e organizadora da Prática de Tango do CCCEV (Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo). Cientista Social (2006, UFRGS) e Especialista em Dança (2009, PUCRS),
Laura vem se dedicando ao estudo do assunto desde 2001. Desde então, além das danças de salão (samba de gafieira, bolero, forró e salsa) estudou também outras técnicas corporais entre elas ballet, contato improvisação, axis syllabus e algumas práticas somáticas. Atualmente cursa a Faculdade de Dança da UFRGS, se dedica ao estudo do tango e ao desenvolvimento da comunidade tanguera em Porto Alegre.


Novas Mídias

Diego Mac: Graduado em Dança, Especialista e Mestre em Poéticas Visuais. Desenvolve pesquisas poético-teóricas entre dança, cultura popular, imagem e tecnologia. Diretor, coreógrafo e bailarino do Grupo Gaia – Dança Contemporânea. Diretor artístico da Muovere Cia. de Dança.

Suzane Weber: PhD em Estudos e Práticas das Artes pela Université du Quebéc à Montréal (UQAM/2010), Mestre em Ciências do Movimento Humano (1999) e Bacharel Em Artes Cênicas com Habilitaçao em Interpretação (1992) UFRGS. É professora adjunta do Departamento de Teatro do Instituto de Artes da UFRGS. Bolsista da CAPES na area de dança com pesquisa desenvolvida no Canadá de 2004 a 2010. Atualmente, desenvolve pesquisa nos seguintes temas : processos de criaçao cenica, praticas artisticas e corporais de teatro , de dança e performance com enfase em improvisaçao. Como atriz e bailarina atua em peças de teatro, de dança e performance no Rio Grande do Sul.

Bruno Polidoro: Graduado em Realização Audiovisual, mestre em Comunicação e professor de cinema na Unisinos. Atua como diretor e diretor de fotografia em filmes, videoartes, videodanças e programas de televisão. É diretor dos curtas Pela passagem de uma grande dor (2006) e O vazio além da janela (2008), e do longa-metragem Sobre sete ondas verdes espumantes (2013).


Projetos de Difusão e Centro de Formação

Débora Leal: Professora de dança da Rede Municipal de Porto Alegre, graduada em Educação Física pela ESEF-UFRGS, pós-graduada em Dança Cênica pelo CEART-UDESC e em Pedagogias do Corpo e da Saúde pela UFRGS.

Neca Machado:Professora de dança da Rede Municipal de Ensino, bailarina e coreógrafa, sendo licenciada em Dança pela UERGS. Possui formação em Dança Clássica e em Dança Moderna. Iniciou sua formação com Maria Julia da Rocha. Participou, entre outros projetos, do I Circuito Brasil Telecom de Dança,realizado no Teatro Nelson Rodrigues, Rio de Janeiro, junto a Cia Terpsí Teatro de Dança. Integrou o Grupo Choreo. Foi supervisora de oficinas de dança do projeto de Descentralização da SMC e professora do Grupo Experimental de Dança da Cidade.

Rubiane Zancan: Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, especialista em Interdisciplinaridade e Linguagens, e, graduada em Dança-Licenciatura pela Universidade de Cruz Alta. No espaço artístico atua como intérprete-criadora em dança contemporânea, e, no espaço acadêmico atua como docente e pesquisadora com foco na relação entre a produção e a recepção em dança e as confluências com as práticas pedagógicas.