Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

6 de março de 2013

Reunião prepara eventos que ocorrerão em abril na Capital

Foto: Divulgação Prefeitura de Belo Horizonte
Luiz Fernando Záchia participou em Belo Horizonte de encontro de secretários municipais do Sudeste
Luiz Fernando Záchia participou em Belo Horizonte de encontro de secretários municipais do Sudeste
O secretário municipal do Meio Ambiente, Luiz Fernando Záchia, participou nesta terça-feira, 5, de reunião com secretários de Meio Ambiente das Capitais da Região Sudeste, em Belo Horizonte. O prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, fez a abertura do encontro, destacando que o comprometimento com o meio ambiente e a sustentabilidade é um projeto de governo, que deve ser pensado de forma estratégica.

A reunião, articulada por Záchia, teve como objetivo mobilizar a participação das capitais para o 2º Encontro de Secretários Municipais do Meio Ambiente das Capitais Brasileiras e para o 2º Fórum Internacional de Mudanças Climáticas das Cidades de Baixo Carbono. Os eventos, realizados em parceria com o Instituto Latino Americano de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (Ilades), ocorrerão em Porto Alegre nos dias 22 e 23 de abril.

Záchia destacou que a intenção da mobilização dos secretários visa à manutenção do trabalho iniciado em 2012, em função da Rio+20. "Queremos dar continuidade a este processo de articulação, iniciado pelo secretário de Meio Ambiente da cidade do Rio, Carlos Alberto Muniz, no ano passado. Nossa ideia é constituir um fórum permanente para troca de experiências entre as capitais, buscar soluções a problemas comuns e fortalecer a questão ambiental nas cidades, visando à sustentabilidade das gestões. Para isso, estamos construindo um ambiente favorável para que os secretários se conheçam, visto que após as eleições houve uma alteração considerável nas prefeituras e secretarias", disse Záchia, destacando que a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, deve estar presente nos encontros de abril.
Participaram da reunião os secretários de Meio Ambiente de Belo Horizonte, Carla Vasconcellos; e de Vitória, Cleber Bueno; o secretário adjunto de Belo Horizonte, Vasco de Oliveira; o diretor do Departamento de Participação e Fomento a Políticas Públicas da Secretaria de Meio Ambiente de São Paulo, Luís Damasceno; o gerente de Mudanças Climáticas da cidade do Rio de Janeiro, Nelson Moreira Franco; o presidente do Ilades, Marcino Fernandes Rodrigues; a coordenadora de projetos da Fundação Konrad Adenauer, Kathrin Zeller; o superintendente de Limpeza Urbana de Belo Horizonte, Sidnei Bispo; e o presidente da BHTrans, Ramon Victor.


/meio_ambiente
Texto de: Cibele Carneiro
Edição de: Álvaro Luiz Oliveira Teixeira
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.