Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

13 de março de 2013

Conselho de Justiça e Segurança debate aproximação com a comunidade

O Conselho Municipal de Justiça e Segurança (Comjus) esteve reunido nesta terça-feira, 12, quando foram discutidas as novas políticas de segurança e a ampliação das iniciativas dos fóruns para as comunidades. Presente no encontro, o secretário municipal de Segurança, José Freitas, defendeu a transversalidade nas discuções além do fortalecimento dos fóruns regionais.
O presidente do Conselho, Bruno Kenob, destacou que o plano municipal precisa ser atualizado e que é necessário trabalhar todos dos 17 fóruns de justiça e segurança na Capital. “Precisamos retomar o trabalho dos fóruns para que se tornem uma ferramenta de decisão e para que possamos pontuar ações de prevenção nas comunidades. Para isso é fundamental que todos os órgãos responsáveis se façam presentes.”
José Freitas enfatizou que é fundamental a questão da transversalidade para se alcançar êxito nas políticas de segurança e que a secretaria é a maior interessada em levar os anseios da população às discussões no executivo. "É necessária a aproximação com as comunidades. Através dos fóruns regionais, podemos planejar ações de segurança comunitária e de prevenção à violência, promovendo canais de participação da sociedade”, defende o secretário.
João Helbio, secretário-adjunto de Segurança, complementou dizendo que a participação oficial das forças policiais é muito importante para que se tenha força de ação, mas que é imprescindível a construção de iniciativas de prevenção que tenham a finalidade de diminuir o índice de criminalidade na Capital. “Temos que agir na ponta com políticas educativas de conscientização”, finaliza.
O Conselho municipal é formado por representantes da Brigada Militar, de Universidades, da Fasc, Secretaria Municipal de Juventude, associações representativas, Secretaria Estadual de Segurança e outras entidades. Também conta com o apoio da Assessoria Comunitária da SMSEG, que é responsável pelo suporte e organização dos fóruns nas regiões.
Entre os participantes da reunião, estavam Alex Teixeira, UFRGS, Cléa Silveira, Associação Riograndense de Imprensa, Shana Luft Hartz, da Polícia Civil, Joel Amaral da Susepe e a capitã Marta F. Moreira, da Brigada Militar. Os encontros dos Fóruns Regionais de Justiça estão sendo realizados uma vez por mês na Secretaria Municipal de Administração (SMA), 14º, sala C, em diferentes regiões da cidade e contam com a participação das comunidades.


/conselhos /seguranca
Texto de: Priscila Bittencourte
Edição de: Caren Mello
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.