Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

12 de março de 2013

Carnaval - como ficam os grupos para o desfile de 2014


Definido o ascenso e descenso deste ano, agora é aguardar o que estará previsto no regulamento para 2014 - Foto: Marcos Pereira

Da reunião realizada na noite desta segunda-feira com os dirigentes de todos os grupos do Carnaval de Porto Alegre, saiu a resposta que todos aguardavam em relação ao rebaixamento e a ascensão de escolas para o próximo ano.

Apesar de o regulamento aprovado pelos presidentes em setembro de 2011 (então vinculados unicamente à AECPARS) prever que, no Carnaval de 2013, duas escolas subiriam e duas desceriam de cada grupo, a recém-criada Ugespa, que passou a congregar as agremiações do Grupo Especial, propôs que o descenso fosse de apenas uma, e registrou esse desejo em documento às vésperas do desfile.

Como as entidades tinham posições diferentes — a AECPARS defendia a manutenção do regulamento e a Ugespa propunha uma nova regra —, foi preciso unir todas as partes para que houvesse um entendimento pós-Carnaval, já que nenhuma mudança referente ao sobe e desce havia sido aprovada na plenária que estabeleceu a normativa regulamentar (e que pode prever alterações), o que seria o procedimento padrão. Eis que o acordo foi mesmo a possibilidade que já havíamos comentado por aqui: cai uma escola e sobem duas.

No balanço dessa decisão, as penúltimas colocadas saem ganhando com a permanência em seus respectivos grupos, já que o regulamento previa que caíssem, e as duas primeiras colocadas dos grupos A e de Acesso não são prejudicadas, tendo suas ascensões garantidas.

Com isso, os grupos ficam assim:
Grupo Especial — terá 11 escolas no Carnaval de 2014. Apenas a Praiana será rebaixada e o grupo vai receber as duas primeiras colocadas do Grupo A, que foram Samba Puro e Imperatriz Leopoldense.

Grupo Intermediário A — repete a fórmula e permanece com sete escolas. Assim como o Especial, o grupo rebaixará apenas a última colocada, que foi a Vila Mapa, e receberá as duas primeiras colocadas do Grupo de Acesso (Copacabana e Unidos do Capão), além da Praiana.

Grupo de Acesso — Apenas a União da Tinga será desclassificada. Com a queda dessa escola e a ascensão de duas, o grupo, no momento, tem cinco entidades. Ainda não foi definido quantas agremiações licenciadas voltam a competir no Carnaval de Porto Alegre e passam a integrar o Acesso em 2014.

Em relação ao ascenso e descenso do Carnaval 2014, uma nova reunião será realizada, ainda sem data prevista, para que o regulamento dos desfiles do ano que vem seja definido e aprovado em comum acordo.