Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

14 de fevereiro de 2013

Projeto dispensa associações sem fins lucrativos de contribuição para o Ecad

 
Caro Presidente Guimarães,

Acho importante distribuirmos essa notícia.

 
 
18/01/2013 - 17h58

Projeto dispensa associações sem fins lucrativos de contribuição para o Ecad

Saulo Cruz
Valdir Colatto
Para Valdir Colatto, é justo que agremiações de caráter altruísta tenham tratamento diferenciado.

A Câmara analisa proposta que dispensa algumas entidades sem fins lucrativos de pagar contribuição ao Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad). A sugestão, contida no Projeto de Lei 4556/12, é de autoria do deputado Valdir Colatto (PMDB-SC).

Pelo texto, seriam beneficiadas sociedades, fundações e associações que não remunerem os seus dirigentes e não distribuam vantagens diferenciadas a qualquer de seus membros, a qualquer título. Outra exigência é que as agremiações apliquem integralmente os recursos na manutenção e desenvolvimento dos objetivos sociais.

Enquadram-se nesse perfil entidades religiosas, culturais, instrutivas, científicas, artísticas, literárias, recreativas e esportivas que tenham por objeto promover lazer, assistência ou congraçamento de seus associados. "É justo e razoável que agremiações de caráter tipicamente altruísta, não tendo por objetivo lucros, mas tão somente o bem estar, o lazer ou o aprimoramento físico ou intelectual de seus membros, tenham tratamento diferenciado em relação aos eventos que promovem", sustenta Collato.

As contribuições devidas ao Ecad servem para pagar direitos autorais dos artistas que tiverem obras musicais exibidas publicamente em eventos festivos, bares e boates entre outros.

Tramitação
A proposta tramita 
apensada ao PL-3968/97, que isenta também os órgãos públicos, além das entidades filantrópicas, do pagamento de direitos autorais pelo uso de obras musicais e lítero-musicais em eventos por eles promovidos.

Íntegra da proposta:

Reportagem – Murilo Souza 
Edição - Juliano Pires

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'

--
 

Abração;
Marly Cuesta
Rep.do RS na CNPdC
Tuxaua 2010
(51)8142-4976
PS:"Algum dia, depois de termos dominado os ventos, as ondas, as marés e  a gravidade... utilizaremos... as energias do amor.
Então, pela segunda vez na história do mundo, o homem terá descoberto o fogo".
Teillard de Chardin