Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

8 de fevereiro de 2013

Liberado desfile de Carnaval no Porto Seco

Foto: Ivo Gonçalves/PMPA
Corpo de Bombeiros afirmou não haver qualquer restrição à realização do evento
Corpo de Bombeiros afirmou não haver qualquer restrição à realização do evento
Após o cumprimento das exigências feitas pelo Corpo de Bombeiros depois das vistorias realizadas na quinta-feira, 07, e nesta sexta-feira, 08, no Complexo Cultural Porto Seco, a Prefeitura de Porto Alegre garantiu a realização do desfile de Carnaval no local. O anúncio da liberação foi feito nesta tarde em reunião no Ministério Público. Os portões do Sambódromo abrem às 19h de hoje. (fotos)
De acordo com o comandante do 1°Batalhão do Corpo de Bombeiros da Capital, tenente-coronel Adriano Krukoski, a Prefeitura atendeu todos os itens apontados, e será emitido o alvará para a realização dos desfiles. “Durante a noite, foi feito um trabalho intenso para ajustar as pendências verificadas nas inspeções de ontem e não há qualquer restrição à realização do Carnaval por parte dos Bombeiros”, afirmou o tenente-coronel. O próprio comandante admitiu que, em caso de eventos, os prazos são mais exíguos, já que alguns procedimentos têm de ser feitos necessariamente às vésperas ou no próprio dia do evento.
Diante do relatório apresentado pelos Bombeiros, o promotor Fábio Sbardelotto afirmou que o Município se empenhou e foi ágil no atendimento das recomendações e garantiu a segurança do local. “O Município fez um grande esforço e eliminou qualquer pendência que implicasse risco à segurança dos participantes da festa. O local está adequado para a realização do evento e será, quiçá, o Carnaval mais seguro do País”, disse o promotor.
O secretário municipal de Cultura, Roque Jacoby, e o procurador-geral do Município, João Batista Linck Figueira, ressaltaram a parceria entre a Prefeitura , Corpo de Bombeiros e Ministério Público. “A preocupação pertinente do Ministério Público e as orientações do Corpo de Bombeiros, sempre muito zeloso e sabendo da importância do Carnaval para a comunidade porto-alegrense, foram muito importantes para que a Prefeitura a garanta, mais uma vez, a realização de um espetáculo dessa magnitude com total segurança para os foliões, disse Figueira.
Abastecimento de água e hidrantes: Equipes do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) realizaram vistorias na malha de hidrantes. Na preparação para o Carnaval e durante o todo o evento, o Dmae mantém equipes de plantão que são responsáveis por fazer rotineiramente esse trabalho, além de acompanhar as questões relacionadas ao abastecimento de água na praça de alimentação. Existem cinco hidrantes na parte interna do Complexo, todos atendem ao estabelecido na Norma Técnica Brasileira (NBR) 12.218, que estabelece que a distância entre os hidrantes nas áreas urbanas deve ser de um raio de 300 metros. A pressão mínima é de 10 metros de coluna de água, sendo que no Porto Seco apresentaram uma média de 25 metros, portanto bem acima do estabelecido. As ligações de água e esgotos para a praça de alimentação também já foram concluídas e estão em perfeitas condições de uso.


/carnaval
Texto de: Sandra Denardin
Edição de: Manuel Petrik
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.