Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

19 de fevereiro de 2013

Curso de tema-enredo agora em módulos


 
Relação do enredo com a comissão de frente será um dos tópicos do módulo 2 do curso - Foto: Vinicius Reis, PMPA


* Por Gerson Brisolara

Para muitos, o Carnaval pode terminar na Quarta-feira de Cinzas. Para outros, termina no Desfile das Campeãs, seja em que data for. Mas, para quem gosta de pensar e refletir sobre Carnaval e, principalmente, sobre o tema-enredo (quesito-chave nos desfiles das escolas de samba), a folia dura um pouquinho mais. Já estão abertas as inscrições para a 5ª turma do curso organizado pelo CETE – Centro de Estudos e Pesquisas de Tema Enredo. A novidade deste ano é que as aulas e palestras serão divididas em dois módulos.

O Módulo 1 será realizado em quatro sábados, nos dias 16 e 23 de março e 6 e 13 de abril, das 14h às 18h, na Sala Salzano Vieira da Cunha, no 3º andar da Assembleia Legislativa. Essa modalidade é direcionada a quem tem interesse em se aprofundar e conhecer mais sobre o quesito, mas que não participou de nenhuma das edições anteriores do curso, e também para aqueles que não concluíram nenhuma das respectivas turmas. O primeiro módulo vai tratar única e exclusivamente de tema enredo. As aulas serão ministradas pelo carnavalesco e presidente do CETE, Sérgio Peixoto, com a participação de integrantes do CETE que tenham cursado edições anteriores.

Já o Módulo 2 é direcionado aos que já participaram e obtiveram ao menos um certificado de conclusão em edições anteriores, realizadas em 2009, 2010, 2011 e 2012. Serão 14 encontros, aos sábados, de 20 de abril a 27 de julho, das 14h às 18h, no mesmo local.

— Neste módulo, serão abordadas as relações do tema com bateria, concepção de figurinos e fantasias, criação de alegorias e com comissões de frente; características do tema, enredos diferenciados, criatividade dos títulos dos enredos e a repetição dos enredos ao longo dos anos — explica Peixoto.

Entre os convidados deste módulo, já estão confirmados nomes como Handerson “Big” Lopes (da comissão de frente da Imperatriz Leopoldinense e coreógrafo), Júlio César Farias (professor, diretor cultural da Unidos da Tijuca, autor de 6 livros sobre Carnaval), Marcos Batucada (jornalista da Tupi, editor do Jornal Batucada Carioca) e os palestrantes estreantes Arleson Pereira Rezende (supervisor de avaliação das Escolas de Samba Mirins do RJ) e Tiago Monteiro (diretor de harmonia da Unidos da Tijuca).

O valor para o Módulo 1 é de R$ 40 e para quem fizer o Módulo 2 é de R$ 60. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail cete.temaenredo@gmail.com. Os sócios em dia com o CETE terão um desconto de 50%. Nos próximos dias, será divulgada a grade completa da programação dos dois módulos do curso.

Mais informações pelo telefone (51) 9122-3272 ou gerson_brisolara@hotmail.com.