Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

11 de fevereiro de 2013

Carnaval mostra hoje o desfile do Grupo de Acesso

Foto: Vanessa Silva/PMPA
Bloco da Saúde desfilou na primeira noite de Carnaval
Bloco da Saúde desfilou na primeira noite de Carnaval
Os desfiles de Carnaval em Porto Alegre, nesta noite de segunda-feira, 11, iniciam-se às 21h, com a entrada na pista do Porto Seco da Escola União Cohab Cavalhada, que contará a história do secretário municipal de Saúde, o médico Carlos Henrique Casartelli. A União desfila como escola convidada. A partir de 22h, desfila a tribo carnavalesco Os Comanches. O último desfile de Carnaval, com ingresso gratuito, começa às 23h10 com o Grupo de Acesso. Nesta ordem, entram as escolas Acadêmicos da Orgia, Realeza (0h20), Copacabana (1h30), União da Tinga (2h40), Filhos da Candinha (3h50), Unidos do Capão (5h) e Apito de Ouro (6h10).

A Escola de Samba União Cohab Cavalhada, fundada em 26 de fevereiro de 2007, homenageia o secretário municipal de Saúde, Carlos Henrique Casartelli, médico pediatra que há 24 anos atua na saúde pública de Porto Alegre.

Com as cores vermelha, amarela, verde e azul e tendo como símbolo o macaco, a União Cohab Cavalhada desfila pelo terceiro ano consecutivo como convidada da Associação de Carnavalescos de Porto Alegre. Os mais de 500 componentes da escola dividirão a pista do sambódromo com a ala dos Amigos de Casartelli, que será formada por colegas, servidores, amigos e familiares.

A Saúde é um dos destaques do Carnaval 2013 em Porto Alegre. Na primeira noite, o Bloco da Saúde desfilou na pista do Porto Seco, formado por funcionários da Secretaria Municipal de Saúde, apresentando temas de prevenção e dicas para uma vida melhor.

Homenagem - Durante o desfile, o samba-enredo de Leanndrinho LV e Alê Medeiros, irá destacar a trajetória de Casartelli e também o time de futebol de campo “Arsenal” formado por integrantes da comunidade. Natural de Rio Grande, Carlos Henrique Casartelli, tem 55 anos, é médico pediatra, formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e com título de especialista em terapia intensiva pediátrica, conferido pela Sociedade Brasileira de Pediatria. Concluiu também os cursos de Especialidade em Saúde Pública, na Ufrgs, Gestão em Saúde Pública e Mestrado em Pediatria (ambos na PUCRS).

Desde julho de 1989, é servidor público de carreira da Prefeitura de Porto Alegre, onde detém atualmente a função de intensivista pediátrico, para a qual foi aprovado em primeiro lugar no concurso de seleção. Como servidor público, já exerceu os cargos de coordenador do Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul, chefe da UTI Pediátrica do Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas (HMIPV) e chefe da UTI de Trauma Pediátrica do Hospital de Pronto Socorro (HPS). No HMIPV, foi também diretor técnico e diretor-geral. Casartelli assumiu a Secretaria Municipal de Saúde em abril de 2010. Em sua gestão, foi iniciada a informatização da rede municipal de saúde, para garantir mais agilidade e eficiência na prestação de serviços aos usuários.

Para o presidente da escola, Gerson Luís Saldanha, o desfile deste ano será um marco para a escola, que completa seis anos, no final do mês. “A escola está animada e a expectativa é ser convidada para integrar o grupo de acesso em 2014, com a homenagem ao Casartelli que muito nos ajudou na comunidade com a construção do posto de saúde, que deverá ser inaugurado até o final de 2013”, comemora.

A escola entra na pista de desfiles do Porto Seco, com a coordenação da carnavalesca Maria Rozária e o brilho dos mestre-sala e porta-bandeira, Guto e Kátia, o primeiro casal de passista, Revelino e Iasmin dos Santos, além da estandarte Iasmin.

Leia também:

Segunda noite de Carnaval é de paz e alegria no Porto SecoImperatriz Dona Leopoldina canta as águas do rio São Francisco
Saúde à disposição do público no Porto Seco
Embaixadores do Ritmo traz o tradicionalismo para o Porto Seco
Butekão do Samba é alternativa neste Carnaval
Prefeito e primeira-dama recebem convidados no camarote oficial
Império traz história de dois dos maiores dirigentes do InterTinga abre última noite de Desfile do Grupo EspecialConheça a história do Carnaval e a infraestrutura do Porto SecoEscola mirim desfila em defesa da educação no trânsitoIngressos esgotados para esta noite de desfiles do Grupo EspecialCarnaval tem reforço de ônibus para o Porto Seco
Domingo de Carnaval tem passe livre nos ônibus
Ampliada infraestrutura para o Carnaval 2013
Saúde entra na avenida na primeira noite de Carnaval
Bambas da Orgia encerra desfile cantando à águia, seu símbolo


/carnaval
Edição de: Paulo Tomás Velho Cardone
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.