Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

25 de fevereiro de 2013

A comunicação em nossas vidas


VIA BLOG  ROGERIO BASTOS
 

Comunicar-se bem... É a chave para abrir as portas do sucesso

Se quiser ter sucesso na vida profissional você tem que saber se comunicar bem. Se quiser ter nota boa no trabalho escolar deve fazê-lo bem e, principalmente, fazer uma apresentação diferenciada. Em qualquer função, cargo ou área e atuação, tu precisa saber se comunicar para apresentar as tuas ideias, demonstrar teu ponto de vista, influenciando e convencendo as pessoas dos teus argumentos e, de certa forma, convencendo-as de “comprar” suas propostas e “produtos”.
Tenho ministrado mais de 40 palestras por ano, nos últimos dez anos, e aprendi muito (por que sempre fui muito envergonhado para falar em público), estudei, tive como exemplos os grandes palestrantes que assisti (e paguei uns quantos pilas para ver: Carlos Alberto Parreira, Bernardinho, Valdez Ludwig, Roberto Shinyashiki, Daniel Goldri, James Hunter – autor do livro “O Monge e o Executivo” – entre outros) para poder melhorar o nível de palestras que levamos para os CTGs pelo RS e fora dele.
Em algumas apresentações que temos assistido por ai, vemos palestrantes expondo suas ideias desorganizadamente, gerando confusão na cabeça da plateia. Eles se perdem contando suas histórias e seus feitos, achando que estão agradando, e a plateia se perguntando: “O que eu tenho que ver com isso? Vim ver uma coisa e estou assistindo outra!”. Sempre que vamos falar para nosso público procuramos fazer com entusiasmo apresentando propostas e metas que sejam reais, que possam ser alcançadas. Falamos de nossas ideias para ver as pessoas reagirem em cima de uma nova maneira de pensar, baseada naquilo que propusemos.
Antes de começarmos uma apresentação, devemos nos perguntar: “Com o que vou falar, será que estarei ajudando as pessoas a realizarem seus objetivos?”. Tu podes te considerar realizado quando, além de levar teu público a realizar ações propostas, saber que teu trabalho ajudou pessoas a promover uma verdadeira mudança em suas vidas. Meus melhores momentos foram com pequenos CTGs, no interior do estado, estagnados, com problemas de relações pessoais, com dificuldades e sem perspectivas de mudança. Ver o grupo classificado no ENART, a entidade saindo do “buraco”, por que melhoraram as relações entre seus membros, e todos trabalharam juntos, em equipe, para o crescimento do CTG, isso é que me deu grande satisfação. O resultado.
Não esqueça quando for palestrar: A tua missão é mudar a vida das pessoas com as tuas palavras. Lembre-se: Quanto maior for teu interesse e dedicação ao teu próximo, ao teu irmão, maior será teu poder de transformar a vida para melhor.