Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

21 de janeiro de 2013

Prêmio Empreendedor Cultural revela projetos contemplados



Premiação acontece no dia 24 de janeiro

Onze projetos foram contemplados com o Prêmio Empreendedor Cultural (confira a relação abaixo). As proposições premiadas são dos segmentos de artes cênicas, música, literatura e artes visuais, abrangendo 24 municípios gaúchos (Arroio do Meio, Arroio do Tigre, Caçapava do Sul, Campo Bom, Canoas, Dilermando de Aguiar, Dois Irmãos, Estância Velha, Esteio, Ibarama, Ivoti, Lagoa Bonita do Sul, Lajeado, Lindolfo Collor, Montenegro, Morro Reuter, Passa Sete, Presidente Lucena, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, São Vicente do Sul, Segredo, Sobradinho e Tunas). Os empreendimentos focados em desenvolvimento humano, aprendizado comunitário, intercâmbio de conhecimento, Cultura de Paz e consciência socioambiental receberão o montante de R$400 mil (quatrocentos mil reais).
A cerimônia de entrega dos prêmios aos projetos selecionados acontece no dia 24 de janeiro, na Sede da AES Sul em Porto Alegre (na Rua Dona Laura, 320), às 12h. Durante todo o dia estará acontecendo um workshop ministrado pelo curador do prêmio, André Martinez, para os empreendedores responsáveis pelas propostas escolhidas. O Prêmio Empreendedor Cultural tem patrocínio da AES Sul, por meio do financiamento da Lei Pró-Cultura RS (Secretaria de Estado da Cultura).
PROCESSO SELETIVO
Foram inscritas 38 propostas, abrangendo 60 cidades da região metropolitana e do interior do Rio Grande do Sul. Deste total, 30 projetos estavam adequados ao regulamento do Prêmio e foram encaminhados para a avaliação da Comissão de Análise Técnica (CAT). Constituída por especialistas de notório saber nas áreas artísticas e finalidades transversais do Prêmio, a CAT foi integrada por Fernando Mattos, Frank Jorge, Carlota Albuquerque, Ines Marocco, Maria Helena Bernardes, Salette Marchi, Regina Zilbermann e Jane Tutikian.
Após esta etapa, foram indicadas 20 iniciativas para apreciação da Comissão Autônoma de Seleção (CAS), também formada por profissionais com notório reconhecimento (Jusamara Vieira de Souza, Sandra de Deus, Juarez Fonseca, Alberto Bracagioli, Julio Bernardes, Fátima Flores, Marco Aurélio Biermann e Paula Fagundes de Lima). A CAS analisou todos os projetos semifinalistas e indicou os premiados.
Segundo Paula Fagundes de Lima, Gerente de Relações Institucionais, Comunicação e Sustentabilidade da AES Sul, o processo seletivo foi muito bem desenhado e resultou em uma escolha técnica baseada em regras bem definidas, o que torna o Prêmio ainda mais transparente. “Na primeira etapa, a qualidade técnica dos projetos foi avaliada por uma comissão de especialistas nas linguagens culturais contempladas. Já na segunda etapa, outra comissão multidisciplinar avaliou as aderências dos melhores projetos técnicos aos temas transversais do Prêmio. Desta forma, conseguimos selecionar projetos de alta capacidade técnica e que gerem a transformação social que idealizamos”, destaca Paula.
As iniciativas selecionadas deverão ser executadas no período de fevereiro a junho. Após uma excelente repercussão, o Prêmio Empreendedor Cultural terá a sua segunda edição ainda neste ano. “Esse tipo de projeto não pode ser pontual, precisa ter continuidade para que o resultado seja consistente. O tema responsabilidade social está inserido na plataforma de sustentabilidade do Grupo AES Brasil, no pilar de Desenvolvimento e Valorização de Comunidades, onde possuímos um processo de gestão do investimento social privado bem definido e que contempla ações transformadoras de longo prazo”, coloca Paula.
Foto: divulgação Cida Cultural
PROJETOS PREMIADOS
Biblioteca Itinerante Mala de Garupa
Abrangência: Arroio do Meio e Lajeado
Segmento: Literatura
Sinopse: O projeto prevê a itinerância de um acervo literário e audiovisual de autores gaúchos, acondicionados em malas de garupa e conduzidos por cavalarianos. Através de agendamento, as escolas e grupos de terceira idade poderão receber a caravana por 15 dias, onde poderão usufruir do acervo, além de uma palestra sobre tradicionalismo, uma oficina sobre o resgate de brinquedos e brincadeiras, uma contação de histórias, uma sessão cineclubista e uma tertúlia com a participação de invernadas artísticas. O local será ambientado com uma barraca, bancos, prateleiras e acessórios no intuito de proporcionar um clima propício às atividades que propõe o projeto.
Projeto Grupo Cordas
Abrangência: Montenegro
Segmento: Música
Sinopse: O projeto promove aulas de instrumentos de cordas (viola, violino, violoncelo e contrabaixo) e de teoria musical para um grupo de 40 alunos que vivem em situação de vulnerabilidade social. Pretende também formar um grupo musical do tipo Orquestra com um repertório de músicas eruditas ou populares arranjadas para esta formação. No decorrer do projeto serão realizadas duas apresentações do Grupo Cordas para a comunidade onde está inserido e para os familiares dos alunos.
Somos Todos Um para uma cultura de paz.
Unicultural: Cultura, Cidadania e Igualdade Racial
Abrangência: Santa Cruz do Sul
Segmento: Música, Literatura e Artes Cênicas
Sinopse: O projeto realizará oficinas de percussão com ritmos brasileiros, oficinas de dança (street dance, hip-hop, samba e ritmos brasileiros) e oficinas de leitura, artes e dramatização para comunidades de origem afro-brasileiras que estão inseridas no município de Santa Cruz do Sul.
Antiga Igreja de Ivoti: palco sagrado da história
Abrangência: Ivoti, Presidente Lucena, Estância Velha, Dois Irmãos, Lindolfo Collor e Morro Reuter
Segmento: Artes Cênicas e Música
Sinopse: O projeto prevê a criação, produção e apresentação do espetáculo teatral que contará a trajetória da Antiga Igreja Matriz de São Pedro de Ivoti, patrimônio histórico e artístico tombado pelo IPHAE. A montagem será feita através de chamada pública nas comunidades dos municípios vizinhos, abertos a quem quiser. A ideia é preparar a comunidade com aulas de teatro, expressão corporal, técnica vocal, confecção de cenários e figurinos, iluminação e ensaios para encenar em frente à igreja no período da noite, privilegiando uma iluminação cênica especial. O espetáculo contará com a participação da Camerata Ivoti e do Coral Santa Cecília para a execução da trilha sonora ao vivo.
Somos Todos Um para uma cultura de Paz
Abrangência: Santa Maria
Segmento: Artes Cênicas
Sinopse: Por meio de realizações de oficinas de arte-educação nas áreas de dança, teatro e música, o projeto tem como objetivo proporcionar a 150 crianças e adolescentes da periferia urbana de Santa Maria, experiências criativas capazes de desenvolver habilidades artísticas e promover a elevação da autoestima. A temática central das oficinas será a cultura Afro-Brasileira e Indígena, a ser trabalhada de forma lúdica, por meio de contos, lendas e mitos que edificam a cosmovisão desses povos tradicionais. Ao final do período de realização das oficinas nas escolas públicas parceiras será construído um espetáculo, com entrada franca, no Theatro Treze de Maio.
Cultura e Inclusão Social
Abrangência: Caçapava do Sul
Segmento: Literatura
Sinopse: O projeto realizará a oficina Comunicação, no intuito de estimular a leitura. A oficina é elaborada, produzida e apresentada pelos alunos em rádio comunitária local, proporcionando o exercício da criação e produção em um veículo de comunicação, apresentando temas de diferentes natureza, como a cultura, o meio ambiente, literatura, etc.
6º Fetism
Abrangência: Santa Maria, Dilermando de Aguiar e São Vicente do Sul
Segmento: Artes Cênicas
Sinopse: É uma mostra cênica não-competitiva de espetáculos locais, nacionais e internacionais, que visa a difusão e a fomentação das artes cênicas no cenário cultural da região. Além da mostra, acontecem oficinas e mesas redondas que complementam o caráter formativo do projeto. O evento é sediado em Santa Maria, mas inclui mais duas cidades vizinhas. A programação será formada pela Mostra de Espetáculos Noturnos em Santa Maria, 4ª Mostra de Teatro de Rua que circulará nas três cidades. As oficinas e debates acontecerão também nas três cidades.
Programa Transul
Abrangência: Santa Maria, Santa Cruz do Sul, Esteio e Campo Bom
Segmento: Música
Sinopse: O programa Transul objetiva um processo de formação e qualificação de produtores musicais independentes no intuito de consolidar uma micro-rota de circulação de atrações musicais entre as quatro cidades. O programa resultará no laboratório de realização de uma turnê durante o Festival Grito do Rock 2013. Estão envolvidas as seguintes ações: 1) Coluna Transul ? suportena organização e produção do evento nas cidades; 2) Observatório de sustentabilidade ? programa on line sobre o planejamento e viabilização do festival; 3) Turnê ? experimento de circulação de uma banda em cada localidade.
Filho do Mestre
Abrangência: Dois Irmãos
Segmento: Música e Literatura
Sinopse: projeto composto por quatro shows com apresentação de quatro músicos, filhos de artistas, igualmente músicos do RS. Os músicos serão selecionados através da curadoria de Angela Flach e as apresentações acontecerão, uma por mês, na cidade de Dois Irmãos, na antiga Matriz de São Miguel. Além dos shows, será confeccionada uma minientrevista que descreverá a trajetória dos músicos convidados e seus pais. Haverá também um bate-papo entre o artista e o público.
O mamulengo como via de reflexão social
Abrangência: Canoas
Segmento: Artes Cênicas
Sinopse: O projeto consiste na montagem de um espetáculo teatral de mamulego pelo grupo TIA ? Teatro Ideia e Ação e uma circulação em cinco localidades de Canoas. Junto com o espetáculo o projeto oferece debates com a comunidade e a classe artística sobre as temáticas do espetáculo, a trajetória do grupo, o folclore brasileiro e o movimento de teatro popular no Brasil. Também será oferecido um workshop sobre o processo de montagem e manipulação de mamulengos como forma de disseminar os saberes e promover a cultura popular. As atividades serão proporcionadas de forma gratuita e descentralizada.
Concurso fotográfico: fotógrafo Brasil Vidal
Abrangência: Sobradinho, Arroio do Tigre, Passa Sete, Ibarama, Lagoa Bonita do Sul, Segredo, Tunas
Segmento: Artes Visuais
Sinopse: O projeto visa construir habilidades e competências na arte fotográfica, através de formação em oficinas e um concurso fotográfico a serem realizados nos 8 municípios do programa. O projeto ainda realizará uma exposição fotográfica e produzirá cartões postais, procurando valorizar e divulgar as paisagens locais da comunidade do Centro Serra.