Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

24 de janeiro de 2013

Povo indígena é tema de seminário no Fórum Social Temático

Foto: Divulgação/PMPA
O livro Presença Indígena na Cidade: Reflexões, ações e políticas,  terá pré-lançamento no FST
O livro Presença Indígena na Cidade: Reflexões, ações e políticas, terá pré-lançamento no FST
No seminário Governança em Direitos Humanos e Segurança Cidadã, dia 31 de janeiro, às 9h, no Santander Cultural (Rua Sete de Setembro, 1028), será abordado o tema Povos Indígenas e a Cidade: o desafio da garantia de direitos culturais e territoriais no espaço urbano. A oficina integra a programação do Fórum Social Temático 2013.
O evento é promovido pelas secretarias municipais de Direitos Humanos e de Segurança. Terá apresentação das ações e políticas direcionadas aos povos originários na cidade, pela coordenadora do Núcleo de Políticas Públicas para Povos Indígenas (NPPPI), Rosa Maris Rosado, e da coordenadora da Atenção à Saúde dos Povos Indígenas (CGAPSES), Ignez Maria Serpa Ramminger.
Na oportunidade será realizado o pré-lançamento do livro Presença Indígena na Cidade: Reflexões, ações e políticas, segunda publicação do NPPPI, que foi organizada por Rosa Maris Rosado e Luiz Fernando Caldas Fagundes. A edição reúne iniciativas, experiências e reflexões nas áreas de direitos humanos, saúde, educação, linguística, arte e gestão ambiental. Tem o objetivo de contribuir para o fortalecimento de uma nova postura em relação ao reconhecimento da existência de distintas formas de ser e estar no mundo a partir do espaço urbano.
A programação inclui, ainda, visita técnica à Aldeia Kaingang Fag Nhin da Lomba do Pinheiro. Na comunidade são realizadas atividades na escola indígena, como capacitação em informática, e nas práticas culturais, a preparação de refeições tradicionais e produção e comercialização do artesanato com cipó.


/direitos_humanos /forumsocial
Texto de: Jéssica Weber - estagiária, com supervisão de Gladis Ybarra
Edição de: Manuel Petrik
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.