Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

25 de janeiro de 2013

Memorial da Democracia e dos Direitos Humanos do Mercosul será instituído nesta sexta-feira


Nesta sexta-feira ( 25), às 18h30, no auditório do Memorial do Rio Grande do Sul, na rua Sete de Setembro 1020, a Secretaria de Estado da Cultura (SEDAC) e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH-PR) oficializam o convênio para a instituição do Memorial da Democracia e dos Direitos Humanos do Mercosul, com a presença da ministra Maria do Rosário e do secretário de Estado da Cultura, Assis Brasil.
No dia 10 de dezembro de 2012, no dia internacional dos direitos humanos, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República empenhou R$ 1 milhão para a Secretaria de Estado da Cultura RS, para constituir o Memorial da Democracia e dos Direitos Humanos do Mercosul. O espaço terá sede no Memorial do Rio Grande do Sul e será coordenado pela instituição junto com o Arquivo Histórico do RS.
O projeto surgiu em 2011, em Montevidéu, durante a reunião de Altas Autoridades em Direitos Humanos do Mercosul. Em janeiro de 2012, durante o Fórum Social Temático, a ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, o secretário de Estado da Cultura do RS, Assis Brasil, e o então secretário Nacional de Direitos Humanos da Argentina, Eduardo Luís Duhalde, lançaram o projeto.
O Memorial pretende ir além das violações aos direitos humanos ocorridas. A luta das mulheres por igualdade, das pessoas com deficiência, a luta pela livre expressão e orientação sexual, pelos direitos dos indígenas e povos originários, direitos das crianças e adolescentes, a luta pelo fim das discriminações por motivação étnica e racial, são exemplos de um novo conjunto de demandas por direitos humanos, junto com as reivindicações por memória, verdade e justiça das vítimas diretas das ditaduras.
O Memorial da Democracia e dos Direitos Humanos será um espaço cultural que através das expressões da história e das artes convergirá para uma nova cultura de integração regional e valorização das diversidades sociais, linguísticas e culturais. Unindo centro de documentação, biblioteca, exposição de longo prazo, espaços de exposições temporárias e uma plataforma virtual para divulgação de seu acervo e bibliografia, o Memorial possibilitará aos pesquisadores e à comunidade em geral um local de reflexão inédito.
Texto: Assessoria Sedac