Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

28 de janeiro de 2013

DEP faz exposição de fotos do Dilúvio e da enchente de 1941

Foto: Divulgação/PMPA
Cerca de 30 fotos históricas resgatam a relação da população com o arroio
Cerca de 30 fotos históricas resgatam a relação da população com o arroio
A exposição fotográfica do Arroio Dilúvio Antigo e da Enchente de 1941 está aberta à visitação pública no mezanino da Usina do Gasômetro, das 9h às 18h, até a quinta-feira, 31. A exposição do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) integra as atividades do Fórum Social Temático 2013.
Cerca de 30 fotos históricas mostram a cidade de Porto Alegre antes e durante as obras de retificação do Arroio Dilúvio. A ideia é resgatar a relação da população com o Arroio Dilúvio, que já teve a finalidade de pesca e recreação, e hoje necessita de dragagem constante do canal, de onde são retiradas toneladas de lixo e esgotos jogados indevidamente.
Além disso, 20 fotos retratam a enchente histórica de 1941, que deixou a cidade sem energia elétrica e sem água potável durante um mês, deixando 70 mil habitantes desabrigados e transformou as ruas em vias navegáveis. A Exposição visa à orientação da população sobre a necessidade do Sistema de Proteção Contra Inundações, que foi construído para evitar catástrofes semelhantes à de 1941, bem como a importância desse sistema para a cidade.
A visitação é totalmente gratuita. Escolas ou entidades interessadas em atividades da Coordenação de Educação Ambiental do DEP, tais como exposições fotográficas, palestras e cursos podem fazer contato pelo fone 3289 - 2215 ou e-mail: ambiental@dep.prefpoa.com.br
Passeio no Arroio Dilúvio - Um passeio de ônibus, totalmente gratuito, ao longo do Arroio Dilúvio. A 3ª edição do Curso de Multiplicadores Ambientais do DEP acontece nesta segunda-feira, 28, com saída às 13h da frente da Usina do Gasômetro. As vagas estão lotadas.
Serão realizadas palestras, uma trilha ecológica no Parque Saint’Hilaire e, após, uma visita orientada desde a nascente até a foz do Arroio Dilúvio. O curso, que visa sensibilizar quanto à necessidade de preservação ambiental, através de atividades lúdicas vivenciadas pelas equipes, busca formar multiplicadores da educação ambiental e evidenciar o papel de cada um na conservação da natureza.
A atividade, promovida pela equipe de Educação Ambiental do DEP, faz parte do Fórum Social Temático. No entanto, não é necessário estar inscrito no Fórum para participar do curso.
Programação:

13h – Saída da Usina do Gasômetro
13h30min – Recepção dos participantes no Parque Saint´ Hilaire
14h – Palestra 1: A importância do Saneamento Básico – DEP
14h30 min – Palestra 2: Água e Saúde – ISCA
15h – Palestra 3: A importância da Preservação das Nascentes – Guarda Parques SMAM
15h30 min – Intervalo
16h – Trilha ecológica no Parque Saint´Hilaire – guarda parques SMAM e DEP
16h40min – Visita orientada da nascente até a foz do Arroio Dilúvio – DEP
17h30min – Retorno a Usina do Gasômetro


/arroio_diluvio /exposicao
Texto de: Adriana Machado
Edição de: Caren Mello
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.