Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

16 de janeiro de 2013

Congresso definiu os rumos do tradicionalismo para 2013



Santa Maria recebeu o Rio Grande tradicionalista nos dias 4, 5 e 6 de janeiro, no ginásio municipal de esportes para a realização do 60º Congresso Tradicionalista Gaúcho. O calor intenso foi amenizado com a chuva que caiu no sábado, aliviando para os mais de mil congressistas inscritos para o conclave.
Na sexta feira, na parte da tarde chegou a chama crioula, vinda a casco de cavalo, da cidade de Pelotas, onde aconteceu o congresso anterior. Depois foi dado sequencia às sessões plenárias, sob a presidência de Ilva maria Borba Goulart, coordenadora da 4ª RT, escolhida para presidir os trabalhos. Na relatoria geral teve o apoio de Nairoli Calegaro e na secretaria de atas Paulo Roberto de Fraga Cirne e Claudiane Vieira. O vice Presidente foi José Adair da Silva.
Música Tema do Congresso
De autoria de José Aldomar de Castro, Conselheiro Benemérito do MTG, que sugeriu a composição “Grito de Alerta”, letra de Salvador Ferrando Lamberty e música de Valdomiro Maicá, por considerar que neste congresso estavam presentes representantes de todo o Estado do Rio Grande do Sul e entendeu ser uma bela oportunidade para um tema que aponta providências a serem tomadas para entregarmos às futuras gerações, um pampa compatível com a industrialização agrária e perfeita sustentabilidade. Com a relatoria do músico Cláudio Vargas que deu seu parecer favorável, a música foi aprovada por unanimidade.
Objetivo anual do MTG para 2013
As prendas, Taynara Hella Moraes Ouriques, 1ª Prenda e Aline Rigão de Vargas, do Departamento Cultural, ambas da 13ª Região, propuseram, e foi aceito por unanimidade, como objetivo anual, o tema “MTG em defesa da saúde e bem estar do tradicionalista”. Destacaram as autoras que a saúde é uma das questões fundamentais da sociedade e, por ser um dos grandes deveres do estado, o tradicionalismo serve como ferramenta agregadora social, tornando-se de fundamental importância que a saúde também esteja entre as questões e atenção especial do Movimento Tradicionalista Gaúcho.


Tema dos festejos farroupilhas
Com o tema, já apresentado em 2012, “O RS no imaginário social”, Rogério Bastos enfatiza que, se o gaúcho nasce deste imaginário onde se encontram os mitos, lendas, contos e histórias, vê-se abrir uma janela para a recuperação das formas de ver, sentir e expressar o real dos tempos passados.
O imaginário é um sistema produtor de ideias e imagens que suporta as duas formas de compreensão do mundo: a forma racional e conceitual, que produz o conhecimento científico, e a das sensibilidades e emoções, que correspondem ao conhecimento popular.
Aprovada por unanimidade, depois de relatada por Marilane Mendes, a proposição teve três comentários favoráveis: Rui Rodrigues, José Aldomar de Castro e Maria Izabel Trindade de Moura. Será formado um grupo de estudos para confecção do livro dos festejos e para as palestras durante o ano.

Chama Crioula 2013.
Com a retirada da proposta da 8ª região tradicionalista, General Câmara não teve concorrência, mas foi votada pela plenária, com relatoria de José Gelso Miola. A vila de Santo Amaro do Sul, distrito de general Camara, foi elevada a categoria de freguesia em 1773, para em 1809 ser incorporada ao recém criado município de Triunfo e, em 1849, ao de Taquari. Em 1881 chegou a categoria de município. Em 1971 serviu de sede par as gravações de “Um certo Capitão Rodrigo”, dirigido por Anselmo Duarte. Perto do Balneário do Coqueiro, está o sobrado que pertenceu ao maior inimigo dos farroupilhas, Chico Pedro, O Moringue.

Congresso Tradicionalista 2014
Porto Alegre não sediará somente a Copa do Mundo. Por decisão do Congresso, realizado em Santa Maria, a capital de todos os gaúchos será a sede do maior acampamento da história dos Congressos, em 2014. Nairoli Calegaro foi o autor da proposta, que teve o aval da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, e o apoio de Elomir Malta, Erival Bertolini e Paulo Roberto de Fraga Cirne, como manifestações favoráveis à proposta.
A Diretoria do MTG propôs que, para este Congresso, seja organizado um grande acampamento de avaliação da atuação de todos as áreas e setores do tradicionalismo, através de grupos específicos para cada segmento.

Identificação de locais históricos
Zeno Dias Chaves, conselheiro benemérito, propôs que o MTG recomende aos coordenadores regionais e conselheiros, ligados às regiões de origem, departamentos culturais, com a ajuda de historiadores e, a parceria da secretaria de cultura do estado, que pesquisem locais históricos e as respectivas identificações. Pois com este trabalho, diz o autor, estaremos cumprindo com um dos principais objetivos do tradicionalismo e ajudando a resgatar identidade cultural.