Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

31 de janeiro de 2013

Carta de Porto Alegre é apresentada na plenária final do FST

Foto: Samuel Maciel/PMPA
Mundo da Juventude na Plenária Final do FST 2013
Mundo da Juventude na Plenária Final do FST 2013
A “Carta de Porto Alegre” foi apresentada na manhã desta quinta-feira, 31, na plenária final do Fórum Social Temático 2013 - “Democracia, Cidades, Desenvolvimento Sustentável e Trabalho Decente”, realizada no Mezanino da Usina do Gasômetro. No local, estiveram presentes representantes dos vários setores e movimentos sociais participantes do FST, que durante o evento foram divididos em “mundos” – Mundo Ambiental, Mundo da Juventude, Mundo da Saúde, Mundo do Trabalho, Mundo da Ética, Mundo da Igualdade Racial, entre outros - debatendo os resultados do Fórum na Capital, apresentando o resumo das atividades realizadas e projetando as próximas edições do Fórum.

O representante do Conselho Municipal da Juventude, através da União Estadual dos Estudantes (UEE), Ben-Hur Pereira, apresentou a Carta do Mundo da Juventude, localizado no Acampamento Intercontinental da Juventude, no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho. Pereira também destacou o trabalho dos voluntários. “O voluntariado foi fundamental para o bom andamento das atividades do acampamento e do Fórum em geral. Este é um ótimo exemplo da importância da atuação dos voluntários nos grandes eventos que Porto Alegre sediará nos próximos anos”, afirmou.

Apesar de muitas atividades programadas terem sido canceladas devido ao luto pela tragédia de Santa Maria, como os shows, por exemplo, os organizadores avaliam que o saldo do FST foi extremamente positivo, principalmente pelos debates qualificados promovidos durante os seis dias de evento. Outro ponto destacado foi a inclusão do Fórum Social Temático no calendário oficial da Capital.

A Carta do Fórum Social Mundial Temático de Porto Alegre, Brasil, que contempla todas as áreas (mundos) participantes, será entregue ao Fórum Social Mundial de Tunis, na Tunísia, que ocorre de 26 a 30 de março de 2013.
Texto da Carta Mundo da Juventude
Os jovens reunidos no Acampamento Intercontinental da Juventude, numa vivencia de diferentes culturas, aponta a possibilidade de um mundo mais justo, ético, inclusivo e com oportunidades aos jovens.




/forumsocial
Texto de: Fernanda Hespanhol
Edição de: Manuel Petrik
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.