Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

12 de dezembro de 2012

Produção cultural coletiva inédita ocupará Usina por 48 horas

Foto: Ivo Gonçalves/PMPA
Laboratório de criação cultural coletiva começa às 10h desta sexta-feira
Laboratório de criação cultural coletiva começa às 10h desta sexta-feira
Um laboratório de criação cultural coletiva vai ocupar a Usina do Gasômetro (av. Pres. João Goulart, 551) a partir das 10h desta sexta-feira, dia 14. O Núcleo de Economia Criativa da capital está organizando a primeira edição do Laboratório de Criação Coletiva de Porto Alegre. O 1º Co.Lab PoA consiste de uma oficina em regime de imersão em que 30 artistas (dez músicos, dez artistas visuais e dez artistas audiovisuais) produzirão suas obras durante 48 horas em caráter coletivo, transversal e multidisciplinar, com a moderação de um curador de cada área. No domingo, 16, às 19h serão apresentados os trabalhos, com exposição de arte urbana, show de lançamento das obras musicais e a pré-estreia do documentário, todos produzidos durante o processo, no mesmo espaço em que foram criados.
A evolução dessa maratona criativa poderá ser acompanhado ao vivo via internet. O objetivo da iniciativa é apresentar uma forma inovadora de produção artística, misturando linguagens e diferentes manifestações visuais e audiovisuais. Os artistas terão no local toda a estrutura para a criação e produção do material, como ilha de gravação de áudio e equipamentos de captação e edição audiovisual. A ação é coordenada pela Secretaria Municipal da Cultura, com as Secretarias de Indústria e Comércio, de Governança, e Gabinete de Inovação e Tecnologia da PMPA, com apoio institucional da Procempa.
Os 30 artistas serão selecionados por meio de proposta curatorial previamente apresentada pelos respectivos curadores das três áreas, cujas escolhas serão orientadas pelos seguintes critérios: artista emergente (portanto, sem reconhecimento consolidado), com produção urbana contemporânea e vínculo com relações comunitárias, ações sociais ou participação em processos coletivos, além do devido mérito artístico-cultural em sua área de atuação.
Na quinta-feira, às 18h no Paço Municipal, será assinado pelo prefeito José Fortunati um termo de cooperação entre a Prefeitura de Porto Alegre e o British Council, departamento cultural do governo do Reino Unido e uma das principais organizações internacionais de fomento à cultura criativa. Junto com o acordo, será lançado o Núcleo de Economia Criativa de Porto Alegre, que passa ser a primeira capital brasileira a criar um órgão público dedicado ao tema.
O conceito de Economia Criativa abrange o conjunto de atividades produtivas dotadas de conteúdo cultural, baseadas no emprego do capital intelectual, envolvendo dinâmicas socioculturais e econômicas, focadas na diversidade e na inovação.
Na Europa, grandes cidades como Londres, Madrid e Barcelona já acumulam experiências nesse sentido. O processo criativo coletivo envolve outras áreas da economia, além da cultura propriamente dita. Seu objetivo é desenvolver experiências também nas áreas da tecnologia da informação, moda, artesanato e manifestações populares, entre outras. A meta do Núcleo de Economia Criativa de Porto Alegre é inaugurar um programa contínuo de fomento das cadeias produtivas da cultura local. Um de seus objetivos atuais é transformar o Laboratório de Criação Coletiva (Co.Lab) em um evento permanente, expandindo suas áreas de atuação.
Curadores do 1º Co.Lab
Isabel de Castro, artista e professora, mestre em artes pela USP;
isabelldecastro@gmail.com
Otávio Moura, músico e produtor musical, tem experiência internacional em gerenciamento de processos coletivos;
contato@estudiomusitek.com.br
Alberto Semeler, artista e professor, doutor em arte e tecnologia,
semeler@terra.com.br
Músicos
Eduardo Branca
Max Sudbrack
Jéssica (Jess Rose)
Bruno Vargas
Leandro Schirmer
João Zabaleta
Juliano Lacerda
Beto Silva
Rafael Pavão
Wagner Dos Santos (Xirú)
Artistas Visuais
Felipe Caldas
Augusto Lima
Fernanda Manea
Carla Magalhães
Leandro Machado
Leonardo Pereira
Fabiano Gummo
Pedro Gutirerres
Leandro Brandelli
Trampo
Artistas Audiovisuais
Laura Soro
Janice Martins Appel
Jessica Becker
Gabriela Silva
Anderson Sudário
Caroline Cantelli
Gabriela Maffazzoni
Lea Ciquier
Gustavo Assarian
Itapa Rodrigues


/cultura
Texto de: Marcelo Oliveira da Silva
Edição de: Caren Mello
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.