Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

13 de dezembro de 2012

Prêmio Joaquim Felizardo: agraciados enfatizam redemocratização

Foto: Cristine Rochol/PMPA
Prefeito José Fortunati entrega prêmio na categoria intelectual ao jornalista Flávio Tavares Prefeito José Fortunati entrega prêmio na categoria intelectual ao jornalista Flávio Tavares
Foto: Cristine Rochol/PMPA
Troféus do VII Prêmio Joaquim Felizardo, entregues dia 12 no Teatro Renascença Troféus do VII Prêmio Joaquim Felizardo, entregues dia 12 no Teatro Renascença
A cerimônia de entrega do Prêmio Joaquim Felizardo, realizada na noite de quarta-feira, 12, no Teatro Renascença, foi marcada por depoimentos emocionados de resistentes à ditadura militar (1964-85). Há sete anos o Prêmio Joaquim Felizardo homenageia em diversas áreas os artistas, os intelectuais, as iniciativas, a mídia e os mecenas de destacada contribuição para a cultura da cidade. O clima, como de hábito, foi de celebração e contou com a presença do prefeito José Fortunati e seu vice, Sebastião Melo, dos secretários Sergius Gonzaga, Edemar Tutikian e Giuliano Santos Thadeu, além das crianças do Projeto Ballet para Todos, desenvolvido pela Secretaria Municipal da Cultura no bairro Restinga.

Contudo, a noite foi caracterizada pela memória dos chamados Anos de Chumbo. Nessa linha seguiram os agradecimentos de homenageados como Hans Baumann, presidente do Clube de Cultura, passando por Jairo de Andrade, criador do Teatro de Arena, ou Flávio Tavares, autor do relato literário brasilerio mais vigoroso sobre a experiência da tortura. E teve ainda passagens memoráveis do fotógrafo Ricardo Chaves, lembrando seu pai, Hamilton, expoente da Campanha da Legalidade, contra a tentativa de golpe de estado em 1961, e José Fogaça, que levou o troféu dedicado aos mecenas, que viu rememoradas suas andanças pelo Uruguai a fim de salvar presos políticos.

Primeiro homenageado da noite, com o Prêmio do Conselho Municipal de Cultura, Hans Baumann, chegado da Alemanha em 1955, lembrou os sufocos passados pelo Clube de Cultura na rua Ramiro Barcelos, que insistia em apresentar peças de teatro consideradas ofensivas pela ditadura militar. Não menos incisiva foi a experiência de Jairo de Andrade, criador do Teatro de Arena, o mais destacado ator e diretor de teatro gaúcho a arriscar a pele - e ser torturado por isso - em defesa da liberdade de expressão. Flávio Tavares, agraciado na categoria Intelectual do ano, decano entre os jornalistas brasileiros do período, preso e torturado por três governos em dois países, condenado a dez anos de exílio sem direito a passaporte, lembrou a coragem de Hamilton Chaves (pai do fotógrafo Ricardo), o primeiro secretário de cultura de Porto Alegre e articulador da Campanha da Legalidade. A noite reservou ainda outras surpresas, como o longo aplauso para a homenagem in memoriam ao professor e comunicador Tatata Pimentel, falecido em outubro passado. (Veja lista completa de premiados abaixo).
Os premiados, 18 no total, são escolhidos por um conselho formado pelos coordenadores de áreas da SMC (música, teatro, artes plásticas etc) e pelo secretário, Sergius Gonzaga. O Conselho do Prêmio Joaquim Felizardo reúne-se três vezes durante o ano. No primeiro encontro é debatida uma lista de três personalidades para cada área, no segundo, são votados dois nomes e, no último, é decidido por consenso cada homenageado.
Falando de improviso, o secretário Sergius Gonzaga explicou o porquê da escolha de Joaquim Felizardo para dar nome ao prêmio máximo da cultura em Porto Alegre: "Pretendemos reconhecer não apenas sua ação pedagógica e cultural na cidade, mas, acima de tudo, os valores humanistas que nortearam sua existência. Entre estes, cabe sublinhar os princípios da amizade, da solidariedade e de um extraordinário humor que o professor derramava cotidianamente sobre a existência. São valores inesquecíveis para quem conviveu com o emérito mestre, fundador dessa secretaria que tem sido tão significativa para Porto Alegre.”
VII - Prêmio Joaquim Felizardo

1 – Mídias – Rádio: Felipe VieiraFelipe Garcia Vieira é jornalista, com presença nos principais programas jornalísticos do estado, sempre recebendo diversos prêmios, entre eles o Amigo do Livro.

2 – Mídias - TV: Tatata Pimentel (in memoriam)Tatata Pimentel foi professor de comunicação na PUC-RS e por 40 anos apresentador de tevê, sempre com foco na crônica cultural da capital.

3 – Mídias – Jornal: Arte&Agenda Correio do PovoEm quatro páginas diárias, oito aos sábados, o caderno Arte&Agenda do jornal Correio do Povo traz o melhor das opções culturais do Estado.

4 - Mídias – Especial: MetroO jornal Metro começou a circular há um ano e já alcançou 40 mil exemplares, concentrando-se em notícias sobre a cidade, esportes e cultura de Porto Alegre.

5 - Descentralização: Escola Elyseu PaglioliFundada em 1988, a Escola de Ensino Fundamental Elyseu Paglioli foi a primeira escola pública da capital a atender alunos com necessidades especiais.

6 - Manifestações Populares: Wilson NeyCantor, sambista e comentarista, Wilson Ney esteve nos principais grupos de samba e compôs para todas as escolas campeãs do carnaval de Porto Alegre.

7 - Nativismo: Manoelito SavarisManoelito Savaris presidiu diversos centros e institutos de tradição e folclore da capital e interior, também escrevendo sobre a história do Rio Grande do Sul.

8 - Memória Cultural: Edegar da LuzEdegar da Luz é arquiteto e coordenou o restauro de mais de 65 prédios entre os mais significativos da capital e interior do Rio Grande do Sul.

9 - Fotografia: Ricardo ChavesRicardo Chaves, o Kadão, é um dos principais fotojornalistas brasileiros e talvez aquele que mais registrou a história nacional e internacional em grandes veículos.

10 - Cinema: Luiz Carlos MertenLuiz Carlos Merten foi o primeiro crítico de cinema brasileiro a ser jurado no Festival de Cannes, autor de vários livros e um dos mais publicados nacionalmente.

11 - Artes Plásticas: Ana Alegria
Ana Alegria é artista plástica, com obras nas principais galerias e museus nacionais e uma espécie de embaixadora artística brasileira em Cuba.

12 - Música: Lourdes RodriguesLourdes Rodrigues é cantora, herdeira de Lupicínio Rodrigues, somando mais de 50 prêmios, incluindo o de melhor intérprete nos festivais de Cuernavaca e Roma.

13 - Dança: Lenita RuschelLenita Ruschel há 56 anos tem em Porto Alegre uma carreira internacionalmente premiada e uma academia de dança que leva seu nome.

14 - Teatro: Jairo de AndradeJairo de Andrade construiu o Teatro de Arena e se tornou o principal nome das artes cênicas gaúchas na resistência à ditadura militar.

15 - Literatura: Jane TutikianJane Tutikian é professora de literatura, autora de 17 obras que acumulam igual número de prêmios e última patrona da Feira do Livro de Porto Alegre.

16 - Especial - Embaixador Cultural: Ariel SchettiniAriel Schettini é autor e professor universitário em Buenos Aires e nos EUA, editor de literatura de várias revistas argentinas, como o diário Página 12.

17 - Especial - Paixão pela Cultura: José FogaçaJosé Fogaça notabilizou-se como professor, apresentador de tevê e compositor, além da atividade política em favor da democracia e da cultura.

18 - Especial - Intelectual: Flávio TavaresFlávio Tavares é o maior jornalista brasileiro a cobrir e viver na carne as ditaduras do Cone Sul, com cinco livros e relevantes prêmios sobre o tema.


/cultura
Texto de: Marcelo Oliveira da Silva
Edição de: Álvaro Luiz Oliveira Teixeira
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.