Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

20 de dezembro de 2012

Observatório da Cultura realizará pesquisa sobre o uso do tempo livre pelos porto-alegrenses



Como os porto-alegrenses utilizam seu tempo livre? Preferem atividades dentro ou fora de casa? Com que freqüência assistem TV, navegam na internet e passeiam nos parques? Quantos livros lêem, peças assistem, museus visitam?

Essas são algumas perguntas que a Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre (SMC) pretende fazer a moradores da capital, em 2013, através da pesquisa Usos do tempo livre e práticas culturais dos porto-alegrenses.


Em busca das respostas, pesquisadores irão a campo para aplicação de questionários a uma parcela da população, selecionada por amostragem, segundo às diversas variáveis sócio-econômicas (sexo, faixa etária, renda, escolaridade, etc).

A pesquisa de campo pretende obter um diagnóstico sobre as práticas culturais, a demanda, e o acesso a produtos e serviços culturais pela população. “O objetivo é verificar a importância que a população atribui a essas atividades, ditas ‘culturais’ - como ir ao teatro, exposições ou concertos, ler livros e ouvir música - em relação às demais opções de lazer disponíveis”, explica Álvaro Santi, coordenador do Observatório da Cultura de Porto Alegre, órgão ligado à SMC, e responsável pelo projeto. “Os resultados servirão de subsidio na estruturação de políticas públicas para o setor, visando a ampliação e diversificação da participação cultural”, garante.

AVALIAÇÃO CONTINUADA
Este tipo de avaliação pode permitir aos gestores públicos, responsáveis pelos espaços culturais da cidade, propor adaptações que se aproximam de uma gestão mais eficiente dos recursos. Com relação à média de espectadores nos teatros municipais, por exemplo: segundo Breno Ketzer, coordenador de artes cênicas da SMC, ”os custos de manutenção das salas e de produção dos espetáculos permanecem os mesmos, com ou sem público. Se o público aumentasse, os investimentos, públicos ou privados, seriam mais eficientes".

A lotação média dos três espaços (Teatro de Câmara Túlio Piva, Teatro Renascença e Sala Álvaro Moreyra), no período de 2009 a 2011, ficou em 37,8%. "Quando se fala em trazer o público, em geral se pensa em investir mais em divulgação. Contudo, essa medida, além de aumentar ainda mais os custos, pode não ter sucesso, já que não há evidências de que é a falta de divulgação, e não outro, o principal motivo pelo qual as pessoas não frequentam o teatro", aponta Ketzer.

São estas evidências que a repetição periódica da pesquisa pretende levantar. Acompanhar a evolução dos hábitos da população permitirá a criação de indicadores que favorecerão a participação da sociedade civil na avaliação dos resultados e na correção de rumos, quando necessário. Para a vice-presidente do Conselho Municipal de Cultura, Letícia de Cássia Costa de Oliveira, a iniciativa, inédita na cidade, é vista com bons olhos. “Pesquisas como essa são essenciais. Ainda mais no momento atual, quando a cultura está sendo reconhecida como meio de desenvolvimento social e econômico”, diz Oliveira.

RECURSOS
Nesse primeiro levantamento, o projeto vai receber recursos da Secretaria de Estado da Cultura (SEDAC), através do Fundo de Apoio à Cultura do Pró-cultura RS e terá um investimento total de R$ 100 mil, sendo 50% oriundos do fundo, e a outra metade de recursos próprios do município. “O ideal será repetir a pesquisa de cinco em cinco anos”, afirma Santi, “mas vai depender da disponibilidade de recursos e de parcerias. Além disso, os resultados desta pesquisa podem sugerir a realização de outras, de caráter qualitativo ou mais específicas”, complementa.

OBSERVATÓRIO DA CULTURA
Criado em 2010, o Observatório da Cultura tem como missão tornar-se um centro de referência para a promoção da cultura e das artes como fatores de desenvolvimento social e econômico, através da informação. Entre seus objetivos estão a produção e difusão de dados e indicadores sobre a cultura local; o monitoramento dos resultados das políticas públicas de cultura; apoio à formação de empreendedores e gestores culturais.
Atualmente, o Observatório desenvolve, com apoio da Cooperação Espanhola (AECID) e Prefeitura de Barcelona, o projeto Sistema de Informação Cultural, cartografia colaborativa dos recursos culturais de Porto Alegre, que estará disponível em breve na Internet.

INFORMAÇÕES:
51 3225 0793
http://www2.portoalegre.rs.gov.br/smc/
http://culturadesenvolvimentopoa.blogspot.com
observatório@smc.prefpoa.com.br